O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoveu na última quarta-feira, 14, uma mesa-redonda sobre o tema Lixão Zero, no auditório do Bosque da Semarh, durante a Agrotins 25 anos – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. O evento discutiu estratégias adotadas pelos municípios para a gestão adequada dos resíduos sólidos no estado.
A programação contou com dois painéis: o primeiro, intitulado Lixão Zero: Estratégia dos Municípios para a Disposição Final Adequada, e o segundo, com o tema Pró-Catadores Recicla + Tocantins.
No primeiro painel, os municípios de Juarina, Muricilândia, Palmas, Palmeirópolis e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manuel Alves (CIDS) apresentaram as iniciativas desenvolvidas para o tratamento dos respectivos resíduos sólidos.
O prefeito de Muricilândia João Victor Borges destacou que, ao assumir a gestão, sua primeira preocupação foi eliminar o lixão da cidade, considerado um cartão-postal negativo. “O lixão se tornou um passado sombrio para a gente. Hoje, a realidade de quem passa pelo local é bem diferente”, afirmou o prefeito.
O antigo lixão, localizado às margens da rodovia estadual TO-222, foi desativado em 2019, quando a prefeitura passou a destinar seus resíduos sólidos de forma adequada para o Aterro Sanitário Particular da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, localizado no município de Araguaína.
O segundo painel, moderado pela diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, contou com a participação dos municípios de Lajeado, Novo Acordo, São Miguel do Tocantins, Xambioá e Carmolândia, que apresentaram suas experiências com a gestão de resíduos sólidos.
A prefeita de Lajeado, Márcia Enfermeira, apresentou o projeto de sucesso Cidade Limpa e Artesanato Sustentável, apoiado pela prefeitura, que abrange tanto a coleta de materiais recicláveis quanto a educação ambiental. Com o material reciclado, são desenvolvidos produtos como porta-celulares e púlpitos, que foram apresentados durante o evento.
“Este projeto tem um impacto positivo muito grande porque ele envolve a família, que ganha dinheiro em casa separando o lixo, e a prefeitura. É muito gratificante para nós”, afirmou a prefeita Márcia.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, avaliou o evento de forma bastante positiva porque foi uma excelente oportunidade para que os municípios interagissem e apresentassem o que estão fazendo em termos de gestão de resíduos.
“Convidamos os municípios para compartilhar suas experiências e todos aceitaram o convite. Os gestores puderam falar, demonstrar domínio sobre o tema, expressar suas preocupações e, principalmente, trocar experiências com os demais gestores, avaliou.
O evento contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente dos seguintes municípios: Novo Acordo, Almas, São Miguel do Tocantins, São Salvador, Palmeirópolis, Tupirama, Juarina, Carmolândia, Monte do Carmo, Mateiros, Dois Irmãos, Cristalândia, Dianópolis, Xambioá e Aparecida do Rio Negro.
Na ocasião, também foi realizada a demonstração do projeto Casa Ecológica, com apresentação do processo de produção dos blocos sustentáveis e da máquina moedora de plástico. A atividade foi voltada aos representantes das prefeituras, secretários municipais de Meio Ambiente e parceiros.
A Agrotins 25 anos ocorreu de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com 25 anos de avanços e oportunidades, a feira celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A realização da Agrotins é do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino.