Quinta, 25 de Abril de 2024

QUEIMADAS

Naturatins capacita brigadistas para atuação em unidade de conservação do Jalapão

Profissionais receberam orientações teóricas e práticas sobre temas como o manejo integrado do fogo

Divulgação/Naturatins
post


25 julho, 2019 às 14:36

Nesta quinta-feira, 25 de julho, 13 brigadistas contratados para atuação na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) vão concluir a capacitação no curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A capacitação é dividida em cinco etapas, englobando atividades teóricas e práticas, e aborda temáticas como educação ambiental, Manejo Integrado do Fogo (MIF), procedimentos de primeiros socorros, técnicas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, e análise e organização dos equipamentos de combate e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Com o curso, espera-se a adaptação e maior experiência dos brigadistas com o bioma da unidade de conservação. Segundo o Ten. Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, a capacitação favorece o planejamento das equipes de brigadistas e a tomada de medidas adequadas em situações de acidente.

De acordo com a supervisora APA do Jalapão, Rejane Nunes, o Manejo Integrado do Fogo (MIF), um dos temas do curso, já possibilitou a redução do número de incêndios na região. O uso adequado do fogo contribui para uma maior segurança alimentar e a consequente melhoria de vida da população do Jalapão.