Domingo, 28 de Abril de 2024

Meio Ambiente

Seminário reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área ambiental

Evento aborda a “Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia no Estado do Tocantins

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
post


23 maio, 2023 às 18:22

Começou na noite desta segunda-feira, 22, no auditório da Universidade UniCatólica, em Palmas, o II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins. Com o tema “Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins – Araguaia no Estado do Tocantins”, o evento prossegue até quarta-feira, 24, e reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área da biodiversidade. e contará com mesas redondas, apresentação oral e exposição de painéis e apresentação oral de 10 resumos, entre outras atividades.

 Realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas da Universidade Federal do Tocantins (Nujor/UFT) e com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), o seminário foi aberto oficialmente pelo vice-presidente do Instituto, José Aníbal Lamattina.

 Em suas considerações, o vice-presidente destacou a importância da pesquisa e dos investimentos realizados pelo Naturatins para o desenvolvimento sustentável do Estado, por meio de parcerias com instituições científicas.

 “Essas pesquisas nos permitem entender melhor as necessidades das espécies. Acreditamos que a pesquisa é uma peça fundamental para a tomada de decisões, com base em dados concretos e informações confiáveis. Somente assim podemos garantir um futuro em que a biodiversidade seja preservada, a fauna e a flora sejam protegidas e as gerações futuras possam usufruir dos benefícios que a natureza oferece”, destacou Lamattina.

 O vice-presidente ressaltou que o objetivo é promover um desenvolvimento equilibrado, onde a prosperidade econômica caminhe lado a lado com a preservação da biodiversidade, é fundamental para o órgão ambiental.

 Parceiro no seminário, o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT) foi representado pela professora Valquíria Guimarães. Ela pontuou que o jornalismo faz parte da sociedade, e nesse contexto, segundo ela, é muito importante a participação ativa do núcleo no seminário, para que sejam traçadas as melhores estratégias de divulgação dessas relevantes pesquisas.

 

Políticas Públicas

 Coordenadora do seminário, a servidora do Naturatins Angélica Beatriz Gonçalves reforçou a relevância do seminário na construção de políticas públicas em prol do meio ambiente. “Essa é a realização de um projeto que temos construído em conjunto. É onde as instituições parceiras compartilham o que elas produzem de conhecimentos, contribuindo assim, com a atuação dos órgãos ambientais, na tomada de decisões acerca da preservação da biodiversidade,” frisou. 

 Os representantes da UniCatólica, a pró-reitora acadêmica Mariana Lacerda, e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o vice-reitor Marcelo Leineker, também presentes no evento, destacaram que se sentem honrados, em poder colaborar com essas pesquisas, que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do Estado.

 

Palestra

 Na abertura desta terça-feira, 23, o público assistiu a palestra do professor da UFT, Dr. Fernando Pelicice, sobre “A degradação ambiental e sustentabilidade na Bacia Tocantins-Araguaia”. Pelicice alertou sobre os prejuízos ambientais que essa região vem sofrendo ao longo dos tempos, além de, despertar uma reflexão sobre as medidas necessárias para minimizar esses impactos.

 As atividades prosseguem nesta terça-feira, 23, e incluem três mesas redondas, exposição oral dos 10 resumos mais pontuados e sessão de painéis com os próximos 10 mais pontuados dos que foram submetidos no evento. 

 Ao todo, foram aceitos pelo Comitê Científico do Seminário 52 resumos para publicação nos anais. Na quarta, último dia do seminário, terá a mesa redonda sobre a Comunicação no contexto socioambiental e palestra com a Dra. Flávia Miranda da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA). 

Saiba mais sobre a programação completa Aqui