O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dbap), participou, até esta quinta-feira, 12, do Workshop sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Brasil: visão e desafios para a gestão, realizado no município de Pirenópolis/GO.
Com início na terça-feira, 10, o evento reuniu pesquisadores, gestores ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério Público (MP) e de outras instituições, além de especialistas de diferentes regiões do país.
O encontro promoveu debates técnicos, atividades em grupo e dinâmicas voltadas à troca de experiências e à construção de estratégias técnicas para estudos de queimas prescritas, estudos de casos de áreas atingidas, e discussões para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à biodiversidade e à gestão do fogo no Brasil.
A participação do órgão ambiental ocorreu no âmbito da articulação técnica com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Princeton University do EUA, reforçando o reconhecimento da experiência desenvolvida pelo Tocantins na gestão do fogo em Unidades de Conservação (UCs).
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Pela Ribeiro, destacou a relevância da participação do Tocantins no encontro. “O Naturatins tem avançado na consolidação da gestão do MIF como estratégia de prevenção e conservação da biodiversidade nas UCs. Receber o convite para integrar um evento como este, com instituições de referência nacional e internacional, fortalece nosso trabalho, amplia o diálogo técnico e contribui para o aprimoramento das ações desenvolvidas no Estado. O MIF é uma ferramenta essencial para conciliar conservação, segurança e sustentabilidade nas áreas naturais", ressaltou.
Manejo Integrado do Fogo
O MIF é uma prática fundamentada em estudos técnicos e científicos, amparada pela Lei Federal nº 14.944/2024, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Essa abordagem reconhece que, em diversos biomas brasileiros, como o Cerrado, o fogo integra a dinâmica ecológica natural. Quando bem manejado, torna-se uma ferramenta importante para a manutenção da biodiversidade, a renovação de determinadas espécies vegetais, o controle do material combustível e a prevenção de incêndios de grandes proporções.


