Sexta, 26 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

10 mil mudas serão plantadas em propriedades de Taquaruçu Grande

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com a ONG 8 Billion Trees

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
post


13 janeiro, 2020 às 11:07

Na próxima terça-feira, 14, será iniciado o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas do estado na região de Taquaruçu  Grande, em uma área de três hectares. O projeto de restauração florestal é uma parceria firmada entre o governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a ONG norte americana 8 Billion Trees.

A ONG, que foi fundada no final de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers, se baseia na premissa de plantar 8 bilhões de árvores pelo mundo. Até agora já foram mais de 199 mil mudas por diversos países como Indonésia, Madagascar, Tanzânia e República democrática do Congo.

No Tocantins, a preparação da logística da ação começou na última quinta-feira, 09, com a análise de três propriedades para receber espécies nativas como angicos, aroeiras, todas as variedades de ipês e também as frutíferas como o baru e jenipapo.

De acordo com a coordenadora da K3 consultoria ambiental, Eliana Pareja, “o foco do Estado é identificar as áreas que estão alteradas e viabilizar a recuperação dessa vegetação. A ideia é que essa parceria seja o início dos processos de restaurações florestais no Tocantins”.

O controle do plantio será feito através de parcerias com ONG’s locais que produzem relatórios mensais com fotos e vídeos que mostram a evolução e crescimento das árvores plantadas.