A 32ª Festuris, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, foi o primeiro evento de turismo nesse formato desde o começo da pandemia. A feira gaúcha reuniu mais de 5 mil participantes, entre autoridades, convidados e lideranças do setor. “Foram dois dias de intenso trabalho. Conseguimos promover no nosso Estado e colocar o Tocantins numa posição de destaque durante todo o evento. Tivemos uma noção maior do quanto o Tocantins faz parte do imaginário dos viajantes. Isso prova que a gestão Mauro Carlesse está no caminho certo e que o turismo do Estado está no seu melhor momento”, enfatizou Mounira Hawat.
Dentre os visitantes que estiveram no estande do Tocantins, Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, fez questão de elogiar a gestão e disse ser um admirador do Jalapão. “Semestre passado, estive com Tom Lyra, presidente da Adetuc, e fiquei impressionado com o crescimento do setor no Estado. Por onde eu ando, ouço falar do Tocantins”, pontuou Machado Neto.
A feira
Durante a feira, as cinco regiões turísticas do Tocantins foram divulgadas - Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Serras e Lago (que inclui a Capital, Palmas), Lagos e Praias do Cantão e Ilha do Bananal. Foram distribuídas revistas e QR Code para acesso digital às informações sobre os municípios que integram estas regiões e seus principais atrativos.
Com as limitações impostas pela pandemia da covid-19, a Festuris representou a recuperação da indústria do turismo, que foi severamente impactada. O evento contou com uma série de protocolos de prevenção à Covid-19 e terá a segurança como prioridade.
Entre as medidas adotadas nesta edição, houve redução do número de participantes e aumento do espaço entre estandes. O credenciamento dos participantes aconteceu via internet, sem necessidade de contato físico. Na entrada, houve leitura de temperatura, verificação de uso de máscara, validador de acesso e álcool gel.