Sexta, 19 de Abril de 2024

FÉRIAS

Corpo de Bombeiros do Tocantins lança dicas de segurança para aproveitar a temporada de praias no estado

No último ano, oito pessoas pessoas morreram por afogamento nesse período.

Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
post
No mesmo período do ano passado foram atendidas 34.512 ocorrências durante a Operação de Praia do Corpo de Bombeiros.

18 junho, 2019 às 18:21

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), levando em conta a alta temporada de praias no estado, entre os meses de junho e julho, lançou uma série de dicas para que a população possa se divertir com segurança. Mesmo não sendo meses muito quentes,  junho e julho ainda apresentam temperaturas altas e os rios possuem água suficiente para o banho, o que leva muita gente a praia. 

De acordo com dados do CBM/TO, no mesmo período do ano passado foram atendidas 34.512 ocorrências durante a Operação de Praia. Desses casos, oito foram por afogamento seguido de morte, dois por afogamento/salvamento aquático, 18 por atendimento pré-hospitalar, 34.470 ações de prevenção, e 14 de outras naturezas.

Confira as dicas de segurança a seguir:

* Dê preferência ao uso do colete salva-vidas em vez das boias, principalmente em relação às crianças. As boias, além de favorecerem o afastamento da margem do rio, podem virar rapidamente e provocar um afogamento. 

* A atenção sobre as crianças deve ser redobrada porque qualquer meio de distração pode fazer com que a criança se perca ou adentre na água e se afogue. A dica é não ficar distante dos pequenos em nenhum momento.  

* Caso tenha bebido, evite entrar  na água, pois o álcool diminui a noção de precisão e riscos, além de afetar a força, respiração e circulação. Combinado com um rio, que pode ser profundo e ter correnteza, o resultado pode ser fatal. 

* O mesmo se aplica à alimentação, principalmente a de difícil ingestão. A ida à água após a refeição pode resultar em desconforto gástrico, refluxo, vômito, além de mal súbito, submersão e afogamento, que é mais comum do que se imagina.

* Ao utilizar uma embarcação, como as voadeiras, use o colete salva-vidas e verifique se estão respeitando a lotação máxima permitida para garantir a sua segurança. Para os banhistas, vale lembrar de ficar atento às embarcações que se aproximam no rio para evitar acidentes. 

* Evite promover, mesmo que por brincadeira, competições aquáticas, pois estas exigem muito esforço e devem sempre ser supervisionadas por uma equipe de segurança. Também não é recomendado nadar à noite e em locais isolados. 

* Em uma situação de afogamento, nunca se jogue na água para resgate. É recomendado jogar um objeto flutuante, como boias e caixas térmicas, ou ainda uma galhada ou corda. Os bombeiros alertam que o resgate feito por uma pessoa sem treinamento pode terminar em uma tragédia ainda pior. 

* Via de regra os acampamentos não possuem sistemas de prevenção e de segurança contra afogamento, então o recomendado é que os organizadores levem uma boia amarrada a uma corda para casos de emergência e passe outras dicas de segurança para os outros acampados.