Quinta, 25 de Abril de 2024

JALAPÃO

Curso para formação de condutores de observação de aves será ministrado no Jalapão

Curso mescla conteúdos teóricos e práticos e aborda temas como políticas públicas para o turismo de observação de aves

Thiago Sá
post


30 outubro, 2019 às 14:39

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a bióloga e mestre em Ecologia e Conservação Maristela Benites ministra o Curso de Formação de Condutor de Observação de Aves no município de Mateiros, localizado na região do Jalapão. Com o curso, espera-se a formação de guias de turismo e condutores ambientais para o reconhecimento de espécies e prestação de informações aos turistas durante a observação de aves. 

A iniciativa é da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e é organizada no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), que é financiado com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O Projeto prevê também o desenvolvimento do Plano Estratégico de Aves para o Tocantins, a elaboração de roteiros de observação de aves e sua comercialização, por meio de rodada de negócios. 

Voltado para guias de turismo com atuação no estado, regulares junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e condutores ambientais com cadastro no Naturatins, o curso mescla conteúdos teóricos e práticos. As aulas práticas ocorrerão na trilha próxima a sede do Parque Estadual do Jalapão e as aulas teóricas irão abordar conteúdos como as espécies locais e suas características, técnicas de identificação, terminologias utilizadas na observação de aves, políticas públicas para o turismo de observação de aves e técnicas de guiamento. 

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, destacou que a qualificação da mão de obra do setor de turismo é uma das prioridades desta gestão. "A observação de aves possui milhares de adeptos pelo mundo e o Estado do Tocantins conta com todas as características necessárias ao desenvolvimento deste segmento".