Sexta, 19 de Abril de 2024

Repercussão

Estratégia tocantinense é destaque na Revista da Abema

Tocantins apresenta estratégia de desenvolvimento de 20 anos na 3ª edição da Revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
post


14 julho, 2021 às 19:30

A Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável é um dos destaques da 3ª edição da Revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), periódico que traz informações sobre as políticas ambientais desenvolvidas nos estados. A edição que data de junho de 2021 traz um panorama da realidade dos estados, levando em conta os diversos desafios enfrentados como a pandemia da Covid-19. O Tocantins é representado na Abema pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Nesta 3ª edição da revista, o Tocantins traz os detalhes sobre a Estratégia que busca elevar o Estado ao patamar de desenvolvimento sustentável e competitividade nacional e internacional. A estratégia de desenvolvimento guiará o Tocantins até o ano de 2040, 20 anos de horizonte temporal. As medidas serão pactuadas com diversos setores através de diálogos setoriais e multisetoriais, e terão como resultado um arcabouço de iniciativas com metas, responsabilidades e resultados compartilhados, atendendo assim, os múltiplos interesses sociais, econômicos e ambientais.

O artigo elenca os principais pontos da Estratégia, como seus objetivos, suas diretrizes e os quatro eixos que a compõem, que são Econômico, Social, Ambiental e Infraestrutura. Diante do atual cenário mundial, com a cobrança de compromissos mundiais para um desenvolvimento de baixas emissões, a Estratégia sinaliza a intenção do Estado e dos setores envolvidos de reforçar a vocação agro do Tocantins com o emprego de técnicas e conhecimento tecnológico que garantam mais sustentabilidade para as cadeias produtivas, combatendo o desmatamento e as queimadas irregulares, com respeito às comunidades vulneráveis e o crescimento econômico mais igualitário.

Clique aqui para conferir a 3ª edição da Revista da Abema.