Quarta, 24 de Abril de 2024

Suspensão

Governador suspende visitações turísticas aos parques estaduais devido ao novo coronavírus

Segundo decreto, Palácio Araguaia também não receberá visitas

Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
post


17 março, 2020 às 19:14

Na tarde desta terça-feira, 17, o governador Mauro Carlesse assinou um decreto suspendendo, por tempo indeterminado, as visitações aos parques estaduais do Jalapão, Cantão e de Lajeado em função ao novo corona vírus (Covid-19). O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas também entrou na lista de suspensão.

A medida foi tomada devido a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reduzir o contato social para evitar a proliferação do vírus, uma vez que os locais recebem turistas advindos de muitas regiões do país com foco avançado de proliferação do Covid–19 e até mesmo de fora do Brasil.

A decisão será mantida até que os dados e as ações executadas pelos órgãos de controle da doença indiquem uma volta à normalidade.

 

Palácio Araguaia

O Governo do Tocantins também decidiu suspender, por tempo indeterminado, o agendamento e as visitas turísticas no Palácio Araguaia, sede do Executivo estadual e símbolo da criação do estado.

A decisão foi tomada em consonância com o protocolo de adesão ao Comitê de Crise assinado no último dia 12 de março pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que diz respeito a estratégias e providências para soluções eficazes inerentes à pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto ao vírus Covid-19.

 

Suspensão também nos Parques Nacionais

A medida do Governo segue entendimento do Governo Federal que, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), também suspendeu a visitação pública em todos os parques nacionais e demais unidades federais de conservação, pelo período de uma semana a partir desta terça-feira, 17.


Lista

Estão suspensas as visitações turísticas nos Parques Estaduais do Tocantins, conforme lista abaixo:

- Parque Estadual do Cantão: Trilha do Cega Machado, Trilha do Ferrugem e Varjão do Murici, Trilha do Lago Rico e Trilha do Lago de Dentro.

- Parque Estadual do Jalapão: Cachoeira da Velha, Prainha da Cachoeira da Velha, Dunas e Trilha do Espírito Santo.

- Parque Estadual de Lajeado: Trilha do Mirante das Mangabeiras, Trilha do Mirante da Onça, Trilha do Brejo Cumprido e Trilha da Matinha.

- Monumento Natural das Árvores Fossilizadas: Trilha da Andradina, Trilha da Buritirana e Trilha do Neco.

 

*Com informações da Secom/TO