Quinta, 25 de Abril de 2024

TEMPORADA DE PRAIA

Governo lança 4ª edição de projeto para uso consciente das praias

Solenidade será neste sábado, 29, na Praia do Prata, em Palmas

Washington Luiz/Governo do Tocantins
post
Projeto é voltado para a mobilização da população sobre a necessidade do uso correto dos recursos naturais.

28 junho, 2019 às 21:52

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lança oficialmente neste sábado, 29 de junho, às 10 horas, na Praia do Prata, em Palmas, a 4ª edição do projeto Praia Consciente, uma iniciativa voltada para a mobilização da população e comerciantes em geral sobre a necessidade do uso correto dos recursos naturais disponíveis nas praias. São parceiros do projeto a Secretaria de Educação (Seduc), a Agência Tocantinense de Turismo do Tocantins (Adetuc) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

Já no sábado ocorrerá uma Blitz Ambiental, com a promoção de educação ambiental com a comunidade local e turistas voltada para o descarte correto do lixo para  garantir praias e rios limpos não só durante a alta temporada, mas o ano inteiro. Na capital, a Blitz começa às 08 horas na Praia da Graciosa e, posteriormente, nas outras praias de Palmas. Outras 14 cidades vão receber a Blitz Ambiental durante o mês de julho, sendo elas Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Peixe, Caseara, Araguacema, Tocantínia, Pedro Afonso, Xambioá, Araguatins, Tocantinópolis, Itaguatins, Paranã e São Salvador.

Participação popular pelo Whatsapp 
Além de receber orientações sobre educação ambiental, a população terá participação ativa na fiscalização e preservação das praias. Moradores e turistas podem fazer denúncias através do número 63 99988-0030 (Whats App Consciente), um canal administrado pela Semarh que irá funcionar durante toda a temporada de praia. As mensagens serão encaminhadas ao Naturatins, que tomará as providências cabíveis no caso de irregularidades.