A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lança oficialmente neste sábado, 29 de junho, às 10 horas, na Praia do Prata, em Palmas, a 4ª edição do projeto Praia Consciente, uma iniciativa voltada para a mobilização da população e comerciantes em geral sobre a necessidade do uso correto dos recursos naturais disponíveis nas praias. São parceiros do projeto a Secretaria de Educação (Seduc), a Agência Tocantinense de Turismo do Tocantins (Adetuc) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Já no sábado ocorrerá uma Blitz Ambiental, com a promoção de educação ambiental com a comunidade local e turistas voltada para o descarte correto do lixo para garantir praias e rios limpos não só durante a alta temporada, mas o ano inteiro. Na capital, a Blitz começa às 08 horas na Praia da Graciosa e, posteriormente, nas outras praias de Palmas. Outras 14 cidades vão receber a Blitz Ambiental durante o mês de julho, sendo elas Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Peixe, Caseara, Araguacema, Tocantínia, Pedro Afonso, Xambioá, Araguatins, Tocantinópolis, Itaguatins, Paranã e São Salvador.
Participação popular pelo Whatsapp
Além de receber orientações sobre educação ambiental, a população terá participação ativa na fiscalização e preservação das praias. Moradores e turistas podem fazer denúncias através do número 63 99988-0030 (Whats App Consciente), um canal administrado pela Semarh que irá funcionar durante toda a temporada de praia. As mensagens serão encaminhadas ao Naturatins, que tomará as providências cabíveis no caso de irregularidades.