A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lança oficialmente neste sábado, 29 de junho, às 10 horas, na Praia do Prata, em Palmas, a 4ª edição do projeto Praia Consciente, uma iniciativa voltada para a mobilização da população e comerciantes em geral sobre a necessidade do uso correto dos recursos naturais disponíveis nas praias. São parceiros do projeto a Secretaria de Educação (Seduc), a Agência Tocantinense de Turismo do Tocantins (Adetuc) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Já no sábado ocorrerá uma Blitz Ambiental, com a promoção de educação ambiental com a comunidade local e turistas voltada para o descarte correto do lixo para garantir praias e rios limpos não só durante a alta temporada, mas o ano inteiro. Na capital, a Blitz começa às 08 horas na Praia da Graciosa e, posteriormente, nas outras praias de Palmas. Outras 14 cidades vão receber a Blitz Ambiental durante o mês de julho, sendo elas Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Peixe, Caseara, Araguacema, Tocantínia, Pedro Afonso, Xambioá, Araguatins, Tocantinópolis, Itaguatins, Paranã e São Salvador.
Participação popular pelo Whatsapp
Além de receber orientações sobre educação ambiental, a população terá participação ativa na fiscalização e preservação das praias. Moradores e turistas podem fazer denúncias através do número 63 99988-0030 (Whats App Consciente), um canal administrado pela Semarh que irá funcionar durante toda a temporada de praia. As mensagens serão encaminhadas ao Naturatins, que tomará as providências cabíveis no caso de irregularidades.
TEMPORADA DE PRAIA
Governo lança 4ª edição de projeto para uso consciente das praias
Solenidade será neste sábado, 29, na Praia do Prata, em Palmas
Washington Luiz/Governo do Tocantins