Sexta, 29 de Março de 2024

Jalapão

Jalapão registra aumento no fluxo de turistas no mês de novembro

Houve aumento de 30% em algumas regiões se comparado com o mesmo mês de 2019

Foto: Novaventura
post


08 dezembro, 2020 às 19:41

Os atrativos turísticos do Jalapão registraram um aumento significativo de visitantes provenientes de várias partes do Brasil e do exterior. O resultado positivo alcançado na reabertura da região turística se deve ao plano de retomada elaborado pela Adetuc com os municípios e instâncias de governança.

De acordo com os dados levantados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), no mês de novembro, as Dunas receberam 3.687 turistas, um aumento de 77,7% em relação a novembro de 2019 e uma queda de 6,0% em relação a outubro de 2020. Outro atrativo que registrou um aumento foi a Cachoeira da Velha com 2.140 visitantes, um aumento de turistas de 30,4 % em relação ao mesmo período de 2019 e um aumento de 7,3% em relação a outubro de 2020.

A maioria dos turistas que visitaram os atrativos Jalapão foi do Brasil com 99,4% e 0,6% de turistas estrangeiros, destes 58,2% do sexo feminino e 41,8% do sexo masculino. Com relação aos estados com maior presença na região foi de turistas provenientes de São Paulo que liderou com 41,6%, seguido de Rio de Janeiro (13,0%), Minas Gerais (8,0%), Tocantins (7,6%) e Paraná (5,1%). Em relação aos turistas estrangeiros, 31% dos visitantes foram oriundos dos Estados Unidos, 31% da França e 15% da Colômbia.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Adetuc, Tom Lyra, o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado para garantir a segurança dos turistas no período de flexibilização e a reabertura das   visitas de maneira controladas aos atrativos dos encantos do Jalapão, garantiram uma retomada da atividade com segurança e contribuiu para movimentar a economia local. 

“Os dados apontam um crescimento significativo no aumento de turistas na região, graças ao empenho do governador Mauro Carlesse, que nos orientou desenvolver ações que garantissem a retomada do turismo de forma segura neste período de pandemia do novo Coronavírus, restabelecendo a economia local e fortalecendo os trade do turismo, gerando emprego e renda para comunidade”, considerou Lyra.