Segunda, 29 de Abril de 2024

Paranã sedia Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais

Ação realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Setur, termina nesta sexta, com representantes de 12 municípios

Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
post
Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

13 abril, 2024 às 00:47

A participação em instâncias de governança regionais é um dos requisitos obrigatórios para um município integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento federal de ordenamento e desenvolvimento das políticas públicas para o setor. Por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo do Estado, tem realizado uma série de eventos nas sete regiões turísticas. Na última quinta, 11 de abril, foi iniciada a Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais. A ação segue até esta sexta, em Paranã.

A ação, sob responsabilidade da Gerência de Produtos Turísticos da Superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, acontece no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, na Praça N. Sra.ª de Fátima.

Participam, representantes dos municípios componentes da região turística: Almas, Arraias, Aurora, Conceição do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Paranã, entre gestores municipais e empresários membros dos respectivos conselhos municipais de turismo, além do Consórcio Vale do Manoel Alves, Universidade Federal do Tocantins, Defesa Civil e Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).

“Com estas oficinas queremos fortalecer a região no que diz respeito à governança no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal”, pontua o secretário de Turismo Hercy Filho, que ressalta o empenho da gestão Wanderlei Barbosa em colocar o turismo tocantinense em evidência. “O estímulo à geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento deste setor é uma das prioridades do Governador”, completa.

 

Em nome do secretário Hercy Filho, a secretária Executiva Jocélia Costa levou aos participantes a mensagem sobre a importância da consolidação da Instância de Governança Regional (IGR) das Serras Gerais. “Precisamos preparar empreendedores, poder público e a sociedade civil para receber o turista e fazer acontecer essa região”, disse, ressaltando que é uma meta do Governo do Estado que todas as regiões tenham os seus potenciais turísticos trabalhados e apresentados em sua melhor forma aos visitantes.

A técnica da Setur, Graziela Cortez, lembra que um dos objetivos da oficina é levantar os pontos altos de cada município e seus desafios. Nesta sexta, será eleita uma diretoria provisória da IGR e o planejamento para os próximos meses.

 

Serras Gerais

Localizada ao sudeste do Estado, a região turística reúne municípios circundados pela maior cadeia de serras do Brasil e uma enorme variedade de atrativos naturais. Além disso, reúne algumas das cidades mais antigas do antigo norte goiano, erguidas há quase 300 anos, durante o Ciclo do Ouro. Os atrativos naturais e a preservação de tradições religiosas, festivas e gastronômicas são destaque nas Serras Gerais.