Sexta, 26 de Abril de 2024

ANIVERSÁRIO

Parque Estadual do Cantão completa 21 anos 

Local se destaca pela preservação de diversas espécies de animais dos bioma Cerrado e Amazônico.

Reprodução da Internet
post


14 julho, 2019 às 10:07

Há 21 anos, por meio da Lei Estadual nº 996 de 14 de julho de 1998, foi criado o Parque Estadual do Cantão (PEC), primeira unidade de conservação de proteção integral do estado do Tocantins. O Cantão está localizado nos municípios de Caseara e Pium, a 259 km de Palmas, com acesso pela TO-080. Ao longo dos anos, o local tem atraído estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior, interessados no estudo de sua biodiversidade. 

O Cantão reúne espécies de animais dos biomas Cerrado e Amazônico. Em seu território são protegidas 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, a maior população descoberta de boto no Araguaia (Inia araguaiensis), além da maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, dentre outros animais.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) mantém uma estrutura no local e, de acordo com o presidente da instituição, Marcelo Falcão, a previsão para o próximo semestre é de ampliar projetos, iniciativas e parcerias com o objetivo de desenvolver novos profissionais pesquisadores e pesquisas que contribuam para os novos conhecimentos sobre a biodiversidade do local.   

Segundo o supervisor do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória, o local funciona como berçário de espécies nativas e corredor ecológico de animais silvestres. "Um relatório de rotas de aves migratórias do ICMBio divulgou em 2014 a identificação de 10 espécies migratórias neárticas, (entre elas: Pluvialis dominica, Actitis macularius, Falco peregrinus e Progne subis), no Parque Estadual do Cantão", pontuou. Além disso, segundo o estudo, as Planícies do Cantão e a Ilha do Bananal são rotas e áreas de concentração de aves migratórias, como o Buteo swainsoni e Progne subis invernados, que foram identificados em 2011. 

No local são proibidas atividades predatórias como caça, pesca, queimadas, desmatamento e até a coleta de plantas e ovos. Mas turistas podem participar de atividades sustentáveis como passeios em trilhas, circuitos de arvorismo, observação de fauna e flora, passeios de balsa e de canoas indígenas, dentre outras atividades.  

Quem tiver interesse em conhecer o Cantão, deve realizar pré-agendamento de visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, via e-mail pecantao@naturatins.to.gov.br. Os turistas podem participar também de eventos, palestras, oficinas ou atividades de sensibilização ambiental no local.