Sexta, 26 de Abril de 2024

VISITA

Príncipe da Moldávia e sua família conhecem Ilha do Bananal

Realeza foi apresentada às belezas e potencialidades do Tocantins

Divulgação/Adetuc
post
Príncipe e família foram presenteados com artesanato de todas as regiões turísticas do Tocantins.

11 julho, 2019 às 12:02

O príncipe Dimitrie Sturdza, herdeiro da Moldávia, país do leste europeu, e sua esposa Korina Nedesku e a filha Sophia estão de passagem pelo Tocantins conhecendo as belezas e potencialidades do estado. Nesta quarta-feira, 10 de julho, Sturdza conheceu uma comunidade que vive no lado Javaé da Ilha do Bananal, onde trocou conhecimentos com trabalhadores da ilha e com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.  

Outro local visitado pelo príncipe foi a aldeia Boto Velho, onde conversou com os índios e ribeirinhos, e demonstrou admiração pelo crescimento do Tocantins, destacando suas potencialidades para ser a capital brasileira do turismo de aventura, pesca esportiva e etnoturismo. Na aldeia, Dimitrie Sturdza conheceu uma exposição de produtos artesanais feitos pelas comunidades indígena e quilombola e o projeto de conexão de internet na aldeia. 

Korina Nedesku foi presenteada com um kit promocional do governo com artesanato de todas as regiões turísticas do Tocantins e assistiu aos vídeos do Jalapão, Serras Gerais e de Taquaruçu.

De acordo com o presidente da Adetuc, dentre as temáticas debatidas entre ele e o príncipe da Moldávia estão os desafios de manter o ecoturismo e a floresta em pé e diminuir a pesca predatória. "É uma preocupação dele, que, por sua vez, apresentou uma proposta de constituir um mecanismo financeiro internacional que possa mobilizar recursos significativos, na casa dos milhões de dólares, para a conservação da Ilha do Bananal e do Cantão", pontua Lyra.