Entre os dias 02 e 05 de novembro, representantes dos governos do Tocantins e Maranhão, Sebrae, prefeitos e empresários do setor de turismo realizaram uma missão para analisar a viabilidade do projeto de integração das rotas turísticas Chapada das Mesas-Jalapão. A missão partiu de Balsas (MA) tendo como destino final os municípios de São Félix, Mateiros e Ponte Alta, localizados na região do Jalapão.
Durante a atividade, foi constatado que o município de Lizarda, a 282 km de Palmas, é um importante ponto de parada e de acesso entre as duas regiões, podendo ser o ponto de ligação dessa nova rota.
O governo do estado e a prefeitura de Lizarda irão trabalhar na identificação dos atrativos naturais da região e na organização do inventário turístico do município, de modo a preparar a cidade estruturalmente para receber um maior número de turistas e por um tempo maior. Um estudo que está sendo realizado pela prefeitura de Lizarda já constatou a existência de quatro fervedouros.
A proposta de integração das rotas turísticas Chapada das Mesas-Jalapão tem como público-alvo os turistas que gostariam de permanecer um período maior (6 a 8 dias) em uma viagem voltada para o ecoturismo e aventuras. A distância entre as duas regiões é de 690 km e os pontos de acesso e saída seriam, principalmente, os aeroportos de Palmas e Imperatriz (MA).
No momento, está em andamento o levantamento de necessidades estruturais e roteirização do projeto, com investimentos do Sebrae e dos governos estaduais. Está previsto para dezembro uma missão com destino a Chapada das Mesas e tendo como origem o Tocantins.