Segunda, 15 de Julho de 2024

Secretaria de Estado da Mulher leva bem-estar e cidadania às comunidades quilombolas de Mateiros

Ação foi realizada nesta quinta-feira, 27, e beneficiou mulheres das comunidades Mumbuca, Galhão, Ascolombolas Rios e Carrapato

Foto: Governo do Tocantins
post
Carla Adriana/Governo do Tocantins

29 junho, 2024 às 08:19

A Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) realizou mais uma ação do projeto Caravana Todas Fortes por Elas. Desta vez, a caravana foi até o município de Mateiros para atender a comunidade quilombola da região. A ação foi realizada nesta quinta-feira, 27, e beneficiou mulheres das comunidades Mumbuca, Galhão, Ascolombolas Rios e Carrapato, proporcionando acesso facilitado a serviços de bem-estar, cidadania e saúde.

 

Caravana Todas Fortes por Elas promoveu um dia repleto de serviços de cidadania, bem-estar e saúde com atendimentos médicos, consultas clínicas, exames de Papanicolau, consultas oftalmológicas, emissões de documentos.  A caravana proporcionou também capacitação para que as mulheres da região possam empreender e terem uma nova renda.  Os participantes também assistiram palestras sobre violência doméstica, comercialização de mandioca, orientação sobre crédito, entre outras.

 

Durante o evento, foram realizados 12 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissivéis - ISTs, 16 exames clínicos e 6 atendimentos odontológicos, destacando o compromisso da caravana em cuidar da saúde integral das participantes. "Estamos comprometidos em garantir que todas as mulheres, especialmente as das comunidades quilombolas, tenham acesso a serviços de saúde e cidadania que são essenciais para o seu bem-estar", comentou Weslânia Lustosa, gerente de Políticas Temáticas da Secretaria de Estado da Mulher.

 

Além dos serviços de saúde, a caravana ofereceu uma variedade de atividades voltadas para o empoderamento e o desenvolvimento pessoal das participantes. Oficinas práticas como a de sabonete artesanal e arranjos desidratados não apenas ensinaram novas habilidades, mas também abriram portas para potenciais fontes de renda e proporcionaram também uma atividade relaxante e criativa.

 

A secretária Municipal de Saúde de Mateiros, Aislane Lisboa, destacou a importância da parceria com o governo estadual para atender as necessidades específicas das comunidades quilombolas e de todos os residentes do município. "Estamos muito felizes com essa parceria que estamos tendo com o nosso governo do Estado, Wanderlei Barbosa, e a nossa secretária Berenice. Essa iniciativa traz serviços fundamentais como emissão de documentos, atendimento médico e oficinas de culinária e artesanato, diretamente para nossa porta", afirmou.

 

Para a coordenadora de merenda, Elane Batista, a caravana representou uma oportunidade significativa: "Para mim foi muito gratificante. Eu aprendi a fazer esse tempero. E vai ser mais uma renda na minha família. Porque eu vou botar em prática, eu achei muito ótimo. Um tempero maravilhoso, gostei bastante. Para mim vai ser um sucesso”, enfatizou.

A auxiliar de turma, Graciele Pereira, expressou sua gratidão pela iniciativa, destacando a importância dos serviços oferecidos: "Achei muito importante estar aqui em Mateiros para as crianças terem suas primeiras identidades. Estou muito feliz, fiz os meus filhos e espero que mais crianças também emitam sua identidade”, destacou.

Caravana Todas Fortes por Elas também promoveu rodas de conversa sobre temas previdenciários, como aposentadoria rural e auxílio maternidade, destacando a importância de informar e empoderar as mulheres sobre seus direitos. O atendimento de corte de cabelo e penteados, além de valorizar a autoestima das participantes, fortaleceu o sentido de comunidade e cuidado mútuo. A próxima ação da Caravana Todas Fortes por Elas acontecerá no município de São Félix.