Na última quinta-feira, 05 de dezembro, representantes dos órgãos estaduais, municipais, empresários do turismo, guias turísticos e moradores se reuniram em audiência pública, na Assembleia Legislativa, para discutir o turismo na região do Jalapão. A reunião foi solicitada pelo deputado estadual Ricardo Ayres (PSB).
Entre os principais encaminhentos, ficou decida a criação de um grupo de trabalho para desenvolver o turismo no Tocantins, a solicitação para Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) executar um plano emergencial para estradas do Jalapão e a criação de uma linha de crédito e qualificação profissional específicas para área do turismo.
Outros encaminhamentos foram:
• Regular e disciplinar, através de estudo técnico, a capacidade de carga dos atrativos e ordenamento do uso dos solos,
• Fazer um trabalho de conscientização para que as empresas que exploram o Jalapão sejam sediadas em cidades da região,
• Oficiar o Naturatins e a Secretaria de Meio Ambiente para fiscalizar e atuar para evitar assoreamento dos rios e destinos turísticos,
• Criar Patrulha de máquinas para atender exclusivamente a região do Jalapão,
• Realizar uma nova audiência com definição dos recursos do Investe Turismo com apresentação do projeto e criação de portal da transparência para conhecer a aplicação dos recursos.
Segundo o deputado Ricardo Ayres, para que os problemas na região do Jalapão sejam sanados, é preciso ficar atento ao orçamento do estado. "A grande solução se encontra em nossas mãos, precisamos entender a importância do orçamento e garantir as melhorias que o turismo precisa, essa atividade que tantos frutos e projeção dá para nosso Estado. Devemos nos debruçar no orçamento do estado para o próximo ano, garantindo o investimento necessário para o turismo", ressaltou Ayres.
Já o vice-presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Nilton Eduardo Roverssi, destacou que entre os principais problemas no desenvolvimento do turismo do Jalapão estão a falta de ordenamento, assoreamento das estradas, conexão entre vias e ausência da execução do projeto de Patrulha do Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins), aprovado na Assembleia Legislativa em 2017. Roverssi também pontuou que a parceria entre Naturatins e Sebrae no licenciamento ambiental e os cursos do Sebrae e Senac de formação técnica e atendimento ao cliente já ajudam a melhorar a realidade da região.