Segunda, 06 de Maio de 2024

Escolas promovem ações de sensibilização na Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas

As unidades escolares reúnem estudantes e servidores para debate acerca da temática

Foto: Divulgação
post
Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

08 março, 2024 às 11:23

As unidades escolares da rede estadual de ensino têm promovido diversas ações que contemplam a programação da Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em Palmas, a equipe da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Gloria Cardoso, em parceria com o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), promoveu encontro para a promoção de palestra e debate em torno da violência contra as mulheres, nesta quarta-feira, 7.

De acordo com a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, é importante que a comunidade escolar tenha conhecimento da rede articulada de proteção à mulher. “O objetivo desse encontro é a conscientização para que todos os estudantes e a comunidade se sensibilizem nessa causa de luta contra a violência. Aqui apresentamos essa rede de proteção e os serviços existentes em Palmas, além de reforçar a necessidade de um esforço coletivo nessa luta por uma sociedade mais respeitosa, com segurança para a comunidade escolar, engajada na luta contra a violência”.

A orientadora educacional, Adriana Gomes, reforçou a importância de trabalhar a temática com todos os estudantes. “O nosso objetivo é trabalhar a competência do autoconhecimento, onde os direitos sociais estão inseridos, para que os estudantes além de serem conscientizados sobre a importância de lutar contra a violência, possam também exercer a sua cidadania dentro dessa temática”.

Bianca Pereira Coelho Barbosa, estudante da 3ª série do ensino médio, pontuou que a palestra que assistiu proporcionou uma nova visão sobre a temática. “A violência contra a mulher é um tema importante de ser trabalhado na escola. Nós devemos ficar atentos aos sinais e não nos calarmos diante de situações de violência”, destacou.

Na ocasião, foram apresentados os principais canais de denúncia existentes e foi disponibilizada a cartilha digital “Você sabe como o NUPAV pode salvar vidas?” para os estudantes.

O evento contou com a participação de representantes de órgãos que compõem essa rede de proteção.

Gurupi

Em Gurupi, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira realiza, desde a terça-feira, 5, uma série de atividades voltadas para conscientização e reflexão sobre o combate à violência contra a mulher, com foco nos direitos das mulheres e as redes de apoio disponíveis. Com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar, a programação, que segue até essa sexta-feira, 8, inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades esportivas.

A unidade escolar também reservou espaço para expressão artística, com apresentações culturais e atividades criativas a fim de sensibilizar os participantes sobre a importância do respeito, da igualdade de gênero e da construção de relacionamentos saudáveis.

A diretora escolar, Daniele Gross, destacou a importância da ação no ambiente escolar.  “É nosso dever enquanto instituição de ensino e formadora de cidadãos promover a conscientização e a reflexão sobre este tema. É fundamental que todos nós, enquanto comunidade escolar, estejamos engajados nessa luta”, ressaltou.

Para a estudante Beatriz Rodrigues, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira, a ação agrega novos conhecimentos e valores. “Nós, alunas mulheres, estamos levando para a vida cada aprendizado durante essa semana na escola, que tem proporcionado vários cuidados e informações, com temas variados, por meio de palestras e atividades educativas”, completou.