Quinta, 25 de Abril de 2024

Vencedor do Global Teacher Prize será anunciado neste domingo; conheça os professores finalistas

A brasileira Debora Garofalo está entre os finalistas do prêmio que é considerado o "nobel da educação".

The Varkey Foundation/Divulgação
post
Débora Garofalo, brasileira que está entre os finalistas, ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo

24 março, 2019 às 14:59

A Varkey Foundation anuncia neste domingo (24), por volta das 12h (horário de Brasília), o vencedor do prêmio 'Global Teacher Prize', considerado o 'Nobel da educação'. O prêmio é de US$ 1 milhão. O anúncio será feito nos Emirados Árabes durante o Global Education and Skills Forum (GESF), o Fórum Mundial de Educação e Competências (em tradução livre).

Entre os finalistas está a brasileira Debora Garofalo, que ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo, cercada por quatro favelas famosas pela violência. Ela é a primeira mulher sul-americana entre os 10 melhores professores do mundo.

Em 2018, outro brasileiro ficou entre os 10 finalistas. Diego Mahfouz Faria Lima, diretor de escola de Rio Preto (SP), concorria com quatro propostas que ajudaram a mudar a realidade na escola em que atua. Mas quem venceu foi a professora britânica Andrea Zafirakou com a proposta de incentivar o ensino de artes para desenvolver a criatividade dos alunos e dar maior autonomia.

Em 2017, outro brasileiro também esteve entre os finalistas. O capixaba Wemerson da Silva Nogueira concorreu, mas quem levou o prêmio foi a canadense Maggie McDonnell. (G1 Notícias)