Nesta terça-feira, 17, servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam, em Brasília, do 1º Encontro Nacional da Regularização Ambiental. O evento, que teve início nessa segunda-feira,17, e se estende até a sexta-feira, 20, reúne representantes de 24 estados, incluindo técnicos, especialistas e gestores dos órgãos estaduais responsáveis pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
O encontro visa promover o intercâmbio de experiências, fortalecer parcerias e alinhar estratégias para avançar na adequação ambiental das propriedades rurais em todo o Brasil.
O órgão ambiental está representado pela diretora de Gestão e Regularização Ambiental (DGRA), Letícia Vieira, e o gerente de Procedimentos e Análise de Cadastros, Renato Bottrel.
A diretora Letícia Vieira destacou que a participação do Naturatins no evento é fundamental para promover avanços das políticas de regularização ambiental. “Esse encontro é uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecer as melhores práticas que podem ser aplicadas no Tocantins. O órgão ambiental está comprometido com a preservação ambiental e a recuperação da vegetação nativa, e estamos aqui para aprender e contribuir para o sucesso dessas iniciativas”, frisou.
Durante o encontro, serão abordados panoramas e perspectivas sobre modelos de regularização ambiental. Temas essenciais como a recuperação da vegetação nativa, incentivos econômicos e a legislação pertinente serão discutidos, com o intuito de promover a eficiência e a sustentabilidade na gestão ambiental rural.