Terça, 02 de Dezembro de 2025

Fibrada bananeira vira matéria-prima para artesãs em ação de projeto realizado emparceria com Naturatins

Projeto Vitrine da Arte visa fomentar o empreendedorismo feminino e valorizar os saberes do Cerrado

Naturatins/Governo do Tocantins
post
Vinicius Venâncio/Governo do Tocantins

02 dezembro, 2025 às 14:20

A Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) realizou, no último domingo, 30, uma oficina prática sobre o uso da fibra de bananeira na Comunidade Pedreira, em Lajeado. A ação conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da APA Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e integra o Projeto Vitrine da Arte, que visa fomentar o empreendedorismo feminino e valorizar os saberes do Cerrado.

A supervisora da APA, Lenizia Costa, reforçou o compromisso da instituição com a iniciativa, destacando a integração da comunidade com a preservação ambiental. “O projeto consolida nosso compromisso de valorizar o que é da nossa terra, promover o uso sustentável dos recursos e mostrar que a natureza, quando respeitada, é fonte de vida, cultura e oportunidades. É gratificante ver as participantes descobrindo novas formas de transformar materiais simples do cotidiano em arte, renda e autoestima”, afirmou.

De acordo com a presidente da AMAE, Doris Sales, a oficina busca ressignificar matérias-primas naturais muitas vezes subvalorizadas e ampliar a perspectiva das artesãs. “Trabalhar com um recurso presente em quase todos os quintais nos lembra da força do simples, do cotidiano e do que é nosso. Cada oficina é uma porta aberta para novas possibilidades, renda e sonhos. Juntas, construímos mais do que produtos artesanais: construímos autoestima, pertencimento e futuro”, declarou.

A moradora da Comunidade Pedreira, Meire Ângela, ressaltou os benefícios da iniciativa. “O projeto trouxe conhecimento, união e valorização do que temos de melhor. Também nos permite observar diretamente o trabalho do Naturatins, por meio do escritório local, com os servidores que participam ativamente. É gratificante perceber que estão voltando o olhar para a zona rural, trazendo oportunidades que geram aprendizado e podem transformar nossa renda e realidade”, disse.

Sobre o Projeto Vitrine da Arte

O Vitrine da Arte visa formar uma rede de apoio a artesãs e empreendedoras, promovendo a autonomia feminina. A iniciativa recebe recursos do Fundo Ecos/ISPN, com apoio do BNDES e da Suzano, além de parcerias com a APA Serra do Lajeado, por meio do Naturatins e com a Prefeitura de Lajeado.