Quarta, 13 de Novembro de 2024

5ª edição da Confere Música, oferece palestras e oficinas gratuitas a partir do dia 31 deste mês

Referência na promoção de acessibilidade em eventos, ele lidera a plataforma “Além da Rampa”

Foto: Divulgação
post


04 novembro, 2024 às 13:09

Criada para fortalecer, profissionalizar e capacitar a cadeia produtiva da música independente do Tocantins, a 5ª edição da Confere Música acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bloco J, sala 306, nos dias 31 de outubro e 1º e 2/11.

Realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da UFT, o evento busca promover a troca de experiências e o fortalecimento de redes entre profissionais da música. A programação deste ano inclui palestras, mentorias e oficinas, todas gratuitas, com limite de 50 vagas por atividade, garantindo a participação ativa dos presentes, com vagas prioritárias para o público LGBTQIA+.

Trazendo para a programação uma discussão sobre acessibilidade dentro do contexto de eventos de música, a Confere inicia no dia 31/10, às 19h, com a mentoria “Como fazer eventos acessíveis”, ministrada pelo criador de conteúdo digital e midiólogo Eduardo Victor (RJ).

Referência na promoção de acessibilidade em eventos, ele lidera a plataforma “Além da Rampa”, onde desenvolve conteúdos que abordam a inclusão de pessoas com deficiência na música e na cultura e aborda de forma didática, mas também descontraída, qual sua experiência no mundo enquanto uma pessoa LGBT com deficiência.  

No dia 1º, às 19h, o destaque será a mesa “Ocupando todos os espaços na música: Carreiras femininas neste mercado”, com a técnica de áudio Flora Guerra.

Abordando a importância da representatividade feminina na indústria musical, o debate propõe discutir a importância de se buscar visibilidade para as mulheres dentro da cadeia produtiva da música e do quanto suas contribuições são importantes para equilibrar as dinâmicas de poder e promover um ambiente mais justo.

Engenheira e técnica de som com 15 anos de experiência na área de áudio, Flora já atuou em diversas produções musicais e audiovisuais, desde a captação até a pós-produção, trazendo uma perspectiva valiosa sobre as barreiras enfrentadas por mulheres no setor e inspirando novas gerações de artistas e profissionais.

Para encerrar a programação, no dia 2/11, às 09h, a profissional conduz ainda uma oficina de Técnica de Áudio, onde compartilha seu conhecimento prático sobre produção sonora. Com uma carreira sólida em gravações de som direto, mixagem e masterização para projetos musicais e audiovisuais, a oficina oferece uma oportunidade única para os participantes aprenderem técnicas fundamentais de áudio, essenciais para quem deseja se destacar na música independente, onde a qualidade sonora pode fazer toda a diferença.

Cada palestra e oficina possui um limite de 50 vagas, sendo destinadas a estudantes, profissionais da área musical e interessados no setor, com prioridade para o público LGBTQIA+ e, em algumas atividades, vagas exclusivas para mulheres. A seleção de participantes visa garantir que o evento contemple a diversidade e amplie o acesso ao conhecimento dentro da cadeia produtiva da música independente no Tocantins.

As inscrições para a 5ª edição da Confere Música são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas por meio de formulários específicos para cada atividade.  Os interessados podem se inscrever nas seguintes atividades: Mentoria: Como fazer eventos acessíveis (Inscreva-se aqui);  Mesa: Ocupando todos os espaços na música – Carreiras femininas neste mercado (Inscreva-se aqui) e Oficina: Direção de palco e áudio para shows e festivais (exclusiva para o público feminino) (Inscreva-se aqui).

Para a jornalista Cecília Santos, co-criadora e organizadora do evento, a Confere Música é vital para o cenário musical do Tocantins. “A conferência é uma grande oportunidade para músicos e profissionais da área se conectarem e aprenderem com especialistas. Com um histórico de sucesso em edições anteriores, a Confere Música é um importante catalisador do intercâmbio entre diversos atores da indústria musical”.

Philipe Ramos, também co-criador e organizador do festival, ressalta que a Confere Música é um espaço de celebração da criatividade e do talento dos artistas do Norte. Ele acredita que o evento promove inovações e respeita as normas de acessibilidade, reforçando a importância de um ambiente inclusivo para todos.

“Estamos muito empolgados com a 5ª edição da Confere Música. Este evento não é apenas uma série de palestras e oficinas; é uma verdadeira celebração do talento e da diversidade que temos na música do Norte. Queremos que todos se sintam bem-vindos e que as vozes de nossos artistas sejam ouvidas. O festival é uma chance de aprendermos uns com os outros e de construirmos uma comunidade musical mais forte e inclusiva”, finaliza.

A Confere Música 2024 é realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado apresentam.