A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) participou, nesta sexta-feira, 12, da abertura oficial da Teia Tocantins 2025 – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, realizada no Auditório do Sebrae, em Palmas.
A secretária executiva, Solange Nascimento, prestigiou o ato cultural de abertura e acompanhou as atividades da programação, que contou com apresentações culturais, interações estéticas, falas institucionais e um cortejo simbólico que marca o caminho do Tocantins rumo à etapa nacional.
“O Tocantins é um estado riquíssimo em cultura. É importante que essa cultura seja valorizada e que nós tenhamos, cada vez mais, espaços e momentos de celebrar, de valorizar a cultura tradicional e os fazedores de cultura do Tocantins”, destacou.
A presença da Sepot marca o apoio e compromisso com a valorização dos povos originários e tradicionais, reconhecendo a cultura como instrumento de identidade, resistência, justiça climática e fortalecimento dos territórios. Ao longo dos três dias de evento, a Teia Tocantins promove debates, fóruns, oficinas, vivências culturais e espaços de articulação entre os Pontos de Cultura do estado.
Teia Tocantins 2025
A Teia Tocantins 2025 acontece de 12 a 14 de dezembro, com atividades em Palmas e no distrito de Taquaruçu, reunindo mestres e mestras da cultura popular, povos indígenas, comunidades tradicionais, artistas, coletivos culturais e representantes de instituições públicas. O encontro integra ações conjuntas do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), do Ministério da Cultura (MinC) e da Comissão Organizadora do Colegiado GT Rede Tocantins e tem o apoio da Sepot.
Com o tema “Os saberes e os territórios da diversidade tecendo a Cultura Viva”, a edição estadual é preparatória para a 6ª Teia Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, prevista para março de 2026, em Aracruz (ES).
Essa iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Tocantins, Política Nacional Aldir Blanc, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura e Ministério da Cultura – Governo Federal. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Secretaria Executiva da Governadoria, Universidade Federal do Tocantins e Programa Nacional dos Comitês de Cultura e como observador, a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural – SCDC.


