O Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, localizado em Miranorte, lança nesta sexta-feira, 28, o livro “Raízes Literárias”, com poemas e fábulas de autoria dos estudantes, professores e de escritores convidados. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorrerão às 19 horas, no pátio da escola, com a presença de toda a comunidade escolar, convidados e familiares. O Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (Seduc) desenvolve o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), que uma de suas ações é promover mais leituras e produções de textos.
A coordenadora da área de Linguagens, Wislyana Ferreira Santos, destacou que esse projeto de produção, edição e lançamento do livro é responsável por integrar a comunidade escolar e escritores regionais. Com esta, a escola coleciona cinco obras publicadas que são: Sinergia – Poemas e contos, lançado em 2017; Rabiscos D`Alma – poemas e contos, lançado em 2019; Entrelinhas: memórias e contos, em 2023; Páginas e vidas, poesias e crônicas, de 2024. E a mais recente, Raízes Literárias – poemas e fábulas, de 2025.
Projeto Ler é um prazer
Os livros publicados fazem parte dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo, como parte do projeto “Ler é um prazer, sim!”. Durante as aulas, os estudantes leem livros diversos, fazem as resenhas de leitura e participam de debates sobre o que leram. Depois, a escola lança um edital do Concurso Literário do CEM Rui Brasil, que seleciona os melhores textos para o livro. Além disso, a escola promove um encontro dos estudantes com escritores regionais.
A professora Wislyana explicou como funciona o processo criativo no CEM Rui Brasil. “Ao longo do ano, os estudantes leem obras diversas da literatura brasileira, tocantinense, indígena e africana. E ao concluir as leituras, os alunos produzem resenhas críticas, fichas e memoriais. Logo após, os estudantes são envolvidos em uma apresentação sistematizada, em que cada um faz a exposição dos pontos relevantes, assim como apresentam o posicionamento crítico com relação ao texto lido. Esse processo quebra a timidez e o medo de se expor, comum entre os estudantes do ensino médio”, explicou.
Wislyana destacou o aprimoramento do projeto que acontece ao longo dos anos. “Percebemos que todas as bibliografias lidas, analisadas e as construções dos textos contribuíram para a formação de jovens leitores e escritores autônomos, competentes e críticos, uma vez que os temas abordados contemplavam assuntos relacionados às questões culturais e históricas do município de Miranorte, do Estado do Tocantins e de relevância nacional, bem como temáticas relacionadas às questões ambientais, sociais, raciais, políticas, de gêneros ou sentimentais”, esclareceu.
O edital de seleção dos textos é sempre aprimorado. E neste ano, foi publicado nas redes sociais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da escola. Após a divulgação do edital, a unidade escolar reforça o estudo dos gêneros literários, orienta a produção dos alunos e acontecem as fases de correção e revisão de todos os textos criados. Uma comissão responsável seleciona os trabalhos que também são ilustrados.
Lançamento
E escola capricha no evento de lançamento do livro, que sempre conta com a presença de representantes da Seduc, da Superintendência Regional de Educação de Miracema e de autoridades locais. A noite de autógrafos já é uma referência na escola, é um evento que envolve toda a comunidade local.
E dos livros já lançados, a professora Wislyana elege um que se destacou pelo momento que a sociedade estava passando. “O livro “Entrelinhas” foi um grande desafio, principalmente por ter nascido ainda sob o efeito devastador da pandemia da Covid-19 sobre os estudantes e educadores. E quando a obra estava pronta, foi gratificante perceber o brilho nos olhos e a sensação de dever cumprido, de orgulho e satisfação, tanto por parte dos estudantes quanto dos familiares e, claro, dos docentes de Língua Portuguesa, que não mediram esforços para realizar a ação”, comentou.
O estudante Thiago Gomes Resplandes, 18 anos, da 3ª série do ensino médio, escreveu uma fábula e fala de suas inspirações. “Eu abordei a história do tigrinho, mostrando de um jeito leve e crítico como esse tipo de situação influencia as pessoas e o cotidiano”, contou.
Sobre a sua participação no livro, Thiago destacou a sua satisfação. “Ter um texto publicado no livro Raízes Literárias representou muito para mim. Foi uma oportunidade de ver meu texto publicado e de participar de um projeto importante da escola”, frisou.
A estudante Hellen Karolyne Souza Carvalho, 17 anos, da turma da 2ª série do ensino médio, falou do seu processo de criação. “Eu escrevi um poema e fiz algumas ilustrações. Eu abordei a dificuldade do autoconhecimento para os jovens no caminho de encontrar qual profissão seguir”, contou.


