Quarta, 21 de Janeiro de 2026

Embratur e CVC CORP firmam parceria para ampliar promoção internacional e impulsionar a venda de destinos brasileiros

Iniciativa conecta ações de promoção internacional da Embratur à capilaridade de distribuição e comercialização da companhia

Márcio Menasce / Embratur
post
Embratur

21 janeiro, 2026 às 16:27

A Embratur e a Conectaas by CVC Corp, do grupo CVC CORP, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para fortalecer a promoção internacional do turismo brasileiro. A assinatura aconteceu nesta quarta-feira (21), no estande do Brasil na FITUR, em Madri. O acordo busca ampliar a diversificação de destinos e experiências nacionais nos principais mercados emissores globais, com foco no apoio à captação de novos voos charter (fretados) internacionais. 

A parceria integra as ações institucionais da Agência à capacidade de distribuição e comercialização do Conectaas e da CVC CORP. O trabalho conjunto atua, dentre outras frentes, na conversão de visibilidade em vendas efetivas por meio de feiras, roadshows e famtours. A estratégia une a promoção internacional à prateleira de produtos turísticos para elevar o fluxo de visitantes estrangeiros e a entrada de receitas do turismo no Brasil.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria traz sinergia e eficiência para a promoção dos destinos  nacionais no exterior. “O objetivo dessa parceria é aproximar ainda mais a promoção institucional da realidade do mercado, conectando campanhas, eventos e ações internacionais da Embratur a canais efetivos de distribuição e venda. Essa integração é fundamental para ampliar a presença do Brasil na prateleira internacional e transformar a visibilidade dos nossos destinos em crescimento de fluxo turístico”, destacou.

“Essa parceria com a Embratur reforça o papel da CVC Corp como um elo estratégico entre a promoção internacional do Brasil e a efetiva geração de negócios para o turismo nacional. Ao integrar inteligência de mercado, distribuição e comercialização, conseguimos transformar visibilidade em vendas concretas, ampliando o fluxo de turistas estrangeiros, fortalecendo a prateleira de produtos brasileiros no exterior e contribuindo para um crescimento mais sustentável e regionalizado do turismo no país”, afirma Fabio Mader, CEO da CVC Corp.

Plano de trabalho

O plano de trabalho estabelece seis eixos principais, com destaque para a inteligência de mercado e o uso de dados na identificação de tendências de consumo. As entidades compartilharão análises sobre o comportamento de compra para orientar decisões estratégicas. A cooperação utiliza as plataformas tecnológicas da CVC CORP, como a unidade Conectaas, para abastecer canais internacionais com produtos brasileiros.

A iniciativa também prioriza a diversificação da oferta turística e o apoio à captação de novos voos charter (fretados) internacionais. O foco recai sobre a estruturação de operações aéreas em mercados estratégicos para ampliar a conectividade e reduzir barreiras de acesso aos destinos nacionais. A ação conjunta com companhias aéreas e operadores visa descentralizar o fluxo turístico pelas regiões brasileiras, diversificando destinos.

Além disso, a parceria prevê o fortalecimento da prateleira internacional de produtos e experiências brasileiras, ampliando a oferta disponível nos canais internacionais da CVC CORP. O foco é inserir experiências autênticas, sustentáveis e alinhadas às diretrizes estratégicas da Embratur, contribuindo para a qualificação do produto Brasil e para a distribuição regional do fluxo turístico.

O acordo reforça o compromisso com a sustentabilidade e a qualificação do produto turístico nacional conforme as tendências globais. A parceria incentiva boas práticas de responsabilidade social e a inclusão de micro e pequenos empreendedores na cadeia internacional de distribuição. O objetivo final é consolidar a imagem do Brasil como um destino competitivo, autêntico e preparado para o mercado global.

O ato de assinatura contou com a participação do presidente Marcelo Freixo da Embratur. Representando a CVC Corp estiveram presentes Renata Cenni, Diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp, juntamente com o Bruno Sá, Diretor Geral do Conectaas.

Brasil na FITUR

Considerada uma das maiores e mais relevantes feiras do setor no mundo, a FITUR acontece desta quarta-feira (21), até 25 de janeiro, e deve reunir mais de 9,5 mil expositores de 156 países, além de profissionais com alto poder de decisão.  A abertura oficial do estande do Brasil na feira contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e do Embaixador do Brasil na Espanha, Luiz Alberto Figueiredo Machado, destacando a estratégia de consolidar o país como destino prioritário na Europa.

Para Marcelo Freixo, presidente da Agência, o desafio agora é levar a Espanha para o “Top 10” de países que mais visitam o Brasil. Ele destacou que a diversidade cultural e a alegria brasileira são ativos na promoção do destino. “O Brasil vive seu melhor momento. Crescemos 37% enquanto o mundo cresceu 4%. Mas queremos mais. O Brasil tem uma vibe e uma forma de receber que é um produto único. Ser feliz no Brasil é um convite irrecusável”, celebrou Freixo. 

Para se ter uma ideia, a chegada de turistas espanhóis ao Brasil cresceu 92% nos últimos três anos. Somente em 2025, mais de 160 mil espanhóis visitaram o país, posicionando a Espanha como o 14º maior mercado emissor de turistas para o Brasil e o 6º entre os países europeus.

Durante a solenidade de abertura, o ministro Gustavo Feliciano, que trouxe sua experiência como ex-secretário de Turismo da Paraíba, destacou que o crescimento não foi fruto do acaso, mas de uma gestão que colocou o setor como prioridade econômica. “Provamos que com seriedade, diálogo e promoção estratégica, o mundo está de fato desembarcando em solo brasileiro. O governo entende que cada turista move uma engrenagem que gera emprego, desde a grande rede hoteleira até o pequeno artesão”, afirmou o ministro.

O Embaixador brasileiro reforçou que a relação entre os dois países entra em uma nova fase de cooperação, especialmente com a expectativa dos resultados do acordo Mercosul-União Europeia. “A interação com a Espanha é prova de uma visão estratégica. Temos muito a aprender com a expertise espanhola e esse ambiente de cooperação vai se aprofundar ainda mais, abrindo perspectivas de investimentos e incremento do fluxo turístico”, pontuou Luiz Alberto Figueiredo