O projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”, foi lançado no último domingo, 25, pelo jornalista e documentarista Luiz Pires, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. A solenidade aconteceu logo após a celebração da missa das 19h e contou com a presença de Dom Moreira, bispo de Porto Nacional e personagem do projeto, que recebeu uma cópia do mesmo. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.
Projeto aprovado no edital Nº 22/2024 - Projetos Culturais - Palmas, na categoria A, Área 2 – Audiovisual, Módulo II, com aporte de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura.
Para Dom José Moreira receber essa homenagem foi muito especial. “Eu fiquei feliz porque é um trabalho que mostra a minha origem, a minha história. E eu olho para minha história e não me decepciono com ela. Graças a Deus eu sou um vencedor, carreguei minha cruz até agora e estou continuando. Ainda tem muita coisa para carregar, e isso aqui me ajuda muito e trabalhar aquilo que já trabalhei e agora já estou idoso, mas, mesmo assim, me dá forças para caminhar. Isso é que é importante para mim”, disse.
Indagado sobre o roteiro virar num futuro próximo um videodocumentário, o bispo foi otimista. “Esse projeto vai virar um documentário e vai mostrar o primeiro bispo do Tocantins, eu acredito que vai sim”, finalizou Dom Moreira.
Já para Luiz Pires realizar mais esse projeto foi muito prazeroso. “O lançamento desse roteiro na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, me animou ainda mais para realizar esse documentário. A presença das pessoas até o final da leitura do roteiro, as pessoas que apareceram depois para contar histórias realmente importantes na vida do padre, agora bispo, Dom Moreira, nos leva a ter certeza de que este documentário é importante para a história da Igreja e para a história dos padres curraleiros aqui do Tocantins, que tiveram em Dom Moreira o primeiro bispo dessa história”, afirmou o documentarista.
“Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”
O projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa” visa realizar a criação de um roteiro de média metragem para documentar a história de vida do Bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva, com foco na importância do trabalho desenvolvido pela Igreja Católica e Apostólica Romana no então Norte de Goiás, inclusive para estruturar a criação do hoje Estado do Tocantins. Com tempo de execução de cinco meses e apresentação do mesmo com bate papo em uma escola pública de Palmas, Tocantins.
Luiz Pires
O jornalista e documentarista Luiz Pires tem vasta experiência na área de documentários no Estado do Tocantins. Criador e primeiro presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV) é atual presidente da entidade. Foi diretor da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas (ABD). De 1997 até 2002, tornou-se produtor e apresentador do programa PALMAS URGENTE e NOSSA TERRA TOCANTINS, primeiramente na TV Palmas, afiliada à Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão Através do programa PALMAS URGENTE, desenvolveu intensas ações de inclusão social, beneficiando todos os setores da recém-criada Capital do Tocantins. Em dezembro último, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para o biênio 2025-2026.
Criou e realizou em praticamente em todos os setores de Palmas, o projeto Palmas Urgente Show, todos finais de semana, dando oportunidade e revelando muitos artistas palmenses. Recebeu o título de Jornalista do Ano, ofertado pelo CREA Tocantins, pelo seu trabalho à frente do programa PALMAS URGENTE. Através do programa NOSSA TERRA TOCANTINS documentou o Ciclo do Ouro na região que hoje compõe o Tocantins, Festas Religiosas do Estado, Festa das Sementes Tradicionais do Povo Krahô, temporadas de praia, aniversários de cidades, construção da infraestrutura do Tocantins, como asfaltamento de estradas construção de pontes, entre outras.
Algumas de suas obras
DOCUMENTÁRIO DOM ALANO, O APÓSTOLO DO TOCANTINS: Roteiro e Direção Luiz Pires; Diretora de Produção: Adrienne Rodriguez; Trilha sonora: Genésio Tocantins, músicas francesas de domínio público, músicas clássicas de domínio público. Longa metragem;
DOCUMENTÁRIO TOCANTINS HISTÓRIA VIVA: Direção Luiz Pires; Texto: Luiz Pires e José Sebastião Pinheiro; Trilha sonora Juraildes da Cruz; Narração: Genésio Tocantins. Curta metragem.
DOCUMENTÁRIO OS SONHOS DO ZÉ SIQUEIRA: Roteiro e Direção Luiz Pires; Imagens e edição: Sidinei Madalena Marques;
VIDEOCLIP MANAKEREKI: Autores: Wanda D´Almeida e Adalto Bento. Intérprete: Genésio Tocantins. Imagens: Edmilson Silva. Edição: Fabiana Araújo;
DOCUMENTÁRIO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (para participação do Tocantins no Ano Brasil França (2005): Roteiro e Direção Luiz Pires; Produção: Adrienne Rodrigues. Trilha sonora: Genésio Tocantins. Curta metragem. Imagens: Edmilson Silva;