Sexta, 21 de Fevereiro de 2025

Número de raios aumenta 65,1% em janeiro: concessionária alerta para os riscos de acidentes na zona rural

Trabalhadores rurais podem ficar mais suscetíveis a acidentes com raios por estarem em locais descampados

Foto: Divulgação
post


19 fevereiro, 2025 às 13:37

Em janeiro, foram registradas 801.460 descargas atmosféricas no Tocantins. O número é 65,1% maior que o identificado no mesmo período do ano passado, quando caíram 485.343 raios. Para os próximos dias, a previsão é de chuva moderada a forte em todo o Tocantins, com possibilidade de mais descargas atmosféricas e rajadas de ventos de até 60 km/h. Com isso, a concessionária de energia alerta os produtores e moradores da zona rural sobre os riscos de acidentes elétricos. 

“Como a incidência de raios em áreas abertas, como fazendas e propriedades rurais, pode ser maior, a concessionária faz questão de reforçar orientações para a segurança das pessoas e animais nesses ambientes", explica a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira. 

Segundo Luciana, os raios podem causar queimaduras graves, parada cardíaca e até mesmo a morte. Além disso, oferecem risco grande aos animais que se abrigam em locais inadequados durante uma tempestade, causando perdas significativas para os produtores. “É importante reforçar que as descargas atmosféricas são capazes de danificar equipamentos eletrônicos, cercas elétricas e sistemas de irrigação, além de iniciar incêndios em pastagens, áreas de cultivo e estruturas, causando grandes prejuízos”, enfatiza a coordenadora. 

Para evitar acidentes elétricos durante o período das chuvas, os trabalhadores rurais que costumam ficar mais expostos, por conta das atividades em locais abertos, devem procurar se manter abrigados durante as tempestades, ficar longe de cercas de arame, árvores e veículos, não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede e evitar se aproximar de tomadas, antenas e cabos elétricos, durante a chuva. 

Como muitas atividades rurais envolvem o uso de equipamentos elétricos em áreas externas, como bombas d'água, cercados elétricos e máquinas agrícolas, é preciso ficar atento à exposição desses equipamentos às condições climáticas adversas, que aumentam o risco de curto-circuito e choques elétricos. 

“É preciso muita atenção no período de chuvas, pois os trabalhadores rurais costumam ficar mais expostos, por conta das atividades realizadas em locais abertos. Entre as principais orientações, destacamos: manter-se abrigado durante as tempestades, ficar longe de cercas de arame, árvores e veículos, não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede e evitar se aproximar de tomadas, antenas e cabos elétricos”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira. 

 

Atuação da concessionária 

 

Para atender o público rural, a Energisa posiciona equipes em locais estratégicos em cada região, para que atuem com maior agilidade em locais de difícil acesso ou distante dos centros urbanos, mesmo durante o período chuvoso, sem descuidar da segurança dos profissionais.  

“Em todo o Tocantins, nossas equipes estão em alerta para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico. Com equipes estrategicamente posicionadas, estamos preparados para as demandas que ocasionalmente podem surgir. A combinação de monitoramento constante e tecnologia nos permite agir rapidamente em emergências, como quedas de árvores e outros danos causados pelas chuvas”, reforça Maurício Zanina, gerente de Operações da Energisa Tocantins. 

 

Dicas 

A seguir, confira mais dicas de como se evitar acidentes elétricos na zona rural: 

  • Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres no chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar; 

  • No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica; 

  • Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede; 

  • Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica; 

  • Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Energisa, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor; 

  • Em caso de acidentes ou necessidades eventuais, acione imediatamente a Energisa Tocantins.