Gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) registrou crescimento expressivo no número de visitantes em 2025. Um dos principais atrativos turísticos do Estado, o Parque recebeu 50.302 pessoas durante o ano. O número representa um aumento de 16,63% em relação a 2024, quando foram contabilizados 43.131 turistas.
O PEJ integra a categoria de Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, que permite apenas o uso indireto de seus recursos, como o turismo ambiental. Com aproximadamente 159 mil hectares concentrados no município de Mateiros, o Parque é patrimônio natural brasileiro e já foi cenário de novelas, filmes e programas de TV, inclusive produções internacionais.
A supervisora do Parque, Rejane Ferreira, atribui o aumento no fluxo de pessoas à ampla divulgação do Jalapão na mídia e nas redes sociais, aliada ao interesse do público por experiências relacionadas à natureza e à cultura. “O parque está localizado em uma região estratégica para o ecoturismo e recebe visitantes de outros países e de todos os estados brasileiros. Esse mosaico de paisagens, associado à biodiversidade e ao modo de vida das comunidades locais, contribui para atrair pessoas interessadas em experiências ligadas à natureza, à cultura e à sustentabilidade”, afirma. Ela complementa que, além desse cenário, os investimentos em infraestrutura, o trabalho do trade turístico e a exposição do Jalapão em produções audiovisuais, como reality shows e atrações televisivas, têm contribuído para o crescimento anual da visitação.
O crescimento da demanda turística amplia os cuidados com a preservação da unidade de conservação. A supervisora do Parque destaca a importância das normas estabelecidas e das ações de educação ambiental com os turistas. “Instrumentos como o voucher e o manejo da visitação nas Dunas são essenciais para proteger e garantir a conservação dos atrativos naturais e da biodiversidade do Parque. Orientamos todos os visitantes sobre a importância fundamental de preservar a região, reforçando que se trata de uma unidade de conservação integral”, acrescentou.
Destino turístico
Segundo o dono de uma agência e guia turístico que atua no PEJ, Vanderley Rodrigues Borges, o interesse pelo Jalapão permanece alto, mas com uma mudança no perfil dos visitantes. “O aumento trouxe um público diferenciado, que mistura a busca por imagens e fotos com o contato com a natureza e a comunidade”, explica.
A vendedora Vanessa Jorge retornou recentemente de uma viagem à região. “Foi uma experiência única e renovadora. Os fervedouros, as paisagens, e as pessoas de lá são muito calorosas e acolhedoras. As Dunas são perfeitas! Com toda certeza é um passeio que eu recomendo e pretendo fazer novamente”, disse.
Regras de visitação
As diretrizes para a visitação turística nos atrativos das Dunas e Serra do Espírito Santo foram regulamentadas por meio da Instrução Normativa nº 02/2024 do Naturatins, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
O objetivo é normatizar o processo de visitação, abrangendo procedimentos de entrada e saída nos atrativos, manejo da visitação e a exigência de Guia de Turismo/Condutor Ambiental Local.
O agendamento para a entrada às Dunas requer a apresentação do voucher, disponível para emissão neste link. A entrada só é permitida com a presença de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local. Turistas particulares devem acessar o Parque por meio de um Condutor Local. A lista de condutores credenciados está disponível no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do PEJ em Mateiros. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (63) 99973-3981.
A quantidade máxima de visitantes diários está estabelecida em 600 pessoas para as Dunas e 250 para a Serra do Espírito Santo. Os horários de entrada variam entre 6:00h às 10:00h, e das 14h às 17:30h para as Dunas, e das 5:00h às 9:00h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h pela manhã e 18:30h, à tarde.


