Em alusão ao Dia do Cerrado, celebrado anualmente no dia 11 de setembro, o Instituto Natureza do Tocantins, por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, promoveu nesta quinta-feira, 12, no município de Mateiros, a campanha Corrida do Pato-Mergulhão.
A iniciativa, que ocorreu na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), teve o intuito de conscientizar as crianças e a população sobre a importância da conservação das águas do Rio Novo, onde vive o pato-mergulhão, uma das aves aquáticas mais ameaçadas de extinção no mundo. “A ação buscou mostrar que a preservação desse habitat é essencial para garantir a sobrevivência da espécie e para manter o equilíbrio da biodiversidade na região”, explicou a supervisora da APA Jalapão, Rejane Nunes.
A campanha também buscou despertar o sentimento de pertencimento em relação às áreas protegidas do Jalapão, destacando a necessidade de preservar o Cerrado e suas riquezas naturais.
O evento reuniu mais de 150 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, das escolas municipais Ernestina Soares e Rio Novo, que participaram da corrida em um clima de diversão e aprendizado. Enquanto percorriam o trajeto de 1.500 metros ao redor da praça, a alegria era visível nos rostos dos pequenos. A cada passo, suas expressões felizes refletiam a empolgação de fazer parte de uma ação tão significativa.
Atenta aos ensinamentos compartilhados, a estudante do 5° ano da Escola Municipal Ernestina Soares, Rhanna Sofia Martins, expressou com entusiasmo sua satisfação em fazer parte da iniciativa, refletindo o impacto positivo que a ação trouxe sobre a importância da conservação ambiental e da biodiversidade local. "Fiquei muito feliz em participar de um evento tão importante para a conscientização sobre a preservação do pato-mergulhão. Aprendi que é essencial cuidarmos da qualidade das águas do Rio Novo para garantir a sobrevivência dessa espécie, que está em risco de extinção”, destacou.
Durante o evento, educadores e organizadores incentivavam, com animação, as crianças a compreenderem a importância da conservação tanto do pato-mergulhão, quanto do seu habitat. “O evento é extremamente importante, já que a espécie está em risco de extinção, e temos o privilégio de contar com sua presença aqui, no Jalapão. Ensinar nossos alunos sobre a preservação é fundamental, pois elas podem se tornar guardiãs dessa espécie tão rara. No Tocantins, a espécie só é encontrada em nossa região, e, ao promover essa conscientização, podemos garantir que essas crianças contribuam para aumentar a população dessa ave única, protegendo-a para que continue a fazer parte do nosso ecossistema”, frisou a professora da Escola Municipal Ernestina Soares, Florismar Ribeiro.
O representante do Instituto Cerrado do Brasil (ICB), Igor Tosello Filippini, um dos patrocinadores da campanha, destacou a relevância da participação da instituição no evento. “Nossa missão é justamente promover essa integração entre os diferentes agentes em benefício da conservação dos recursos naturais. É fundamental que as crianças cresçam com essa consciência ambiental, levando esse conhecimento para suas famílias. Assim, com o envolvimento de todos, conseguiremos preservar de forma mais efetiva os recursos naturais e a rica biodiversidade que temos no Tocantins”, afirmou.
Ao final do evento, as crianças receberam com muita alegria medalhas de participação. “O gesto foi uma forma de reconhecer o envolvimento delas nas atividades e incentivar ainda mais a conscientização sobre a preservação ambiental. A satisfação era visível nos rostos dos pequenos, que saíram do evento motivados e com um senso de responsabilidade ainda maior em relação à conservação da natureza”, concluiu Rejane Nunes.
Pato-mergulhão
O pato-mergulhão é uma das aves aquáticas mais ameaçadas do mundo e foi declarado Embaixador das Águas Brasileiras em 20 de março de 2018. Considerada uma espécie “guarda-chuva”, sua conservação implica na proteção de diversas outras espécies que compartilham o mesmo ambiente. A presença do pato-mergulhão indica a boa qualidade ambiental de seu habitat, que é essencial para a vida de peixes, aves, mamíferos e répteis. Suas principais ameaças incluem a perda e degradação de habitat, desmatamento, poluição, expansão urbana, agricultura extensiva, uso de agrotóxicos, e mudanças hidrológicas causadas por hidrelétricas.