A Terra do samba, do batuque e dos sorrisos que atravessam fronteiras mostrou que o Carnaval é festa, identidade, cultura viva e espetáculo que transforma ruas em palcos e o país em vitrine para o mundo. Em 2026, esta potência se traduziu em números expressivos e consolidou o Brasil como um dos destinos mais desejados do planeta.
Durante o período de folia, o país recebeu 300 mil visitantes estrangeiros, um crescimento de 17% em relação a 2025. Para se ter uma ideia, o volume representa cerca de 30% de toda a movimentação internacional de um mês inteiro concentrada em apenas sete dias.
O impacto econômico também foi expressivo. A receita gerada pelos turistas internacionais durante o Carnaval de 2026 alcançou quase US$ 186 milhões em todo o Brasil.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo garante que os números confirmam o fortalecimento da imagem do país no exterior. “Estamos colhendo os frutos de uma política ativa de promoção internacional. O carnaval é a nossa maior vitrine cultural e hoje ele se consolida também como um motor estratégico de geração de receitas, empregos e desenvolvimento. O mundo voltou a escolher o Brasil”, afirmou Freixo.
Diversidade
Do total de 300 mil turistas estrangeiros que vieram ao Brasil para a festa, 110 mil tiveram como destino a capital fluminense. O número representa 36% de todas as chegadas internacionais no período. Na prática, isso significa que quatro em cada dez turistas internacionais que escolheram o Brasil para o Carnaval tiveram o Rio como destino.
Na comparação com 2025, a Cidade Maravilhosa registrou crescimento de 9% no turismo internacional durante o Carnaval, consolidando-se como principal porta de entrada do país nesse período. Em termos econômicos, aproximadamente US$ 67 milhões foram movimentados na capital apenas com os gastos dos turistas estrangeiros.
Além do protagonismo do Rio de Janeiro, outros estados brasileiros também registraram fluxo expressivo de turistas estrangeiros durante o Carnaval. São Paulo aparece na sequência, com a entrada de aproximadamente 23,5% do total de turistas internacionais.
Destes números, Bahia recebeu cerca de 7,5% turistas estrangeiros, enquanto Pernambuco contabilizou 4,9% das chegadas de pessoas de outros países. Já Minas Gerais registrou 1,5% de estrangeiros no período e 26,6% dos turistas escolheram diferentes destinos espalhados pelo país, reforçando a diversidade do Carnaval brasileiro.
Conforme explica o presidente, o sucesso de 2026 é resultado da eficácia das políticas ativas de promoção da marca Brasil, que utiliza a diversidade cultural e a natureza como pilares para atrair cada vez mais visitantes e fortalecer a economia por meio do turismo.


