Sexta, 29 de Março de 2024

JALAPÃO

Comunidade do Jalapão apresentará suas tradições e modelo de turismo em feira internacional

Turismo de base comunitária, em que a comunidade tem ampla participação na sua articulação, será um dos destaques

Emerson Silva/Governo do Tocantins
post


18 setembro, 2019 às 12:48

Entre os dias 25 e 27 de setembro, ocorre em São Paulo a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo. Um dos espaços do evento é reservado à demonstração de roteiros e vivências comunitárias e contará com a participação da comunidade do Prata, localizada a 20 km de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, e a 267 km de Palmas. No evento, representantes do povoado compartilharão suas tradições e farão a divulgação do turismo de base comunitária, adotado pela Associação de Moradores da comunidade há um ano e meio. 

O turismo de base comunitária é aquele em que conta com a participação ampla da comunidade em sua articulação. Na comunidade do Prata, surgida há 100 anos e onde vivem cerca de 200 moradores, esse tipo de turismo foi desenvolvido pelo Instituto Meio, de São Paulo, com financiamento do Fundo Socioambiental Caixa. 

O projeto levou capacitação ao moradores e permitiu a aquisição de camas, material de cama e banho, e equipamentos para o funcionamento do Restaurante Sabor do Quilombo, localizado na sede da Associação de Moradores e com capacidade para atender até 40 pessoas. O trabalho no Restaurante é revezado entre as associadas. Além da comida típica da região, os turistas podem ainda desfrutar de acomodações confortáveis em seis residências denominadas "Cajueiro", "Canto do Sabiá", "Buritis", "Mãe Tico", "Prata" e "Seu Abílio", com capacidade para 30 hóspedes simultaneamente. 

O turismo de base comunitária tem melhorado a vida dos moradores da região, que só teve acesso a energia elétrica no início dos anos 2000, principalmente no aspecto econômico e sustentável, como destaca o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. "Por isso, o governador Mauro Carlesse não tem medido esforços para buscar parcerias e financiamentos para obras de infraestrutura no Jalapão", pontuou.