Terça, 07 de Maio de 2024

Governo do Tocantins participa do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude em Salvador/BA

Encontro reúne representantes dos governos estaduais para discutir o fortalecimento das políticas públicas

Foto: Ascom Cojuve / Governo da Bahia.
post
Taianne Moreira / Governo do Tocantins

23 fevereiro, 2024 às 14:20

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), participa em Salvador/BA, da 2ª reunião ordinária do Forúm Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude (Fonajuve). A proposta do evento realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro, é debater as experiências de políticas públicas de juventude, trabalho e renda. O espaço reúne representantes dos 26 estados e do distrito federal, além da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O assessor de Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, João Vitor Brasil, representa o Governo do Tocantins no evento nacional e destacou o papel do Forúm. “A Secretaria dos Esportes e Juventude tem participado ativamente dessas discussões, destacando o protagonismo na formulação de políticas públicas de juventude de trabalho e renda como o programa Jovem Trabalhador. Somos o Estado mais jovem da federação e o primeiro a vender crédito de carbono no mercado internacional. Temos muito a contribuir no avanço de um país mais sustentável e prospero para a nossa geração e muito a aprender com os demais Estados", disse.

Na reunião realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT),também foram apresentadas instruções quanto ao ID Jovem e o novo Sistema Nacional de Juventude, o Sinajuve, que tem o papel de fomentar a intersetorialidade e a transversalidade das políticas, programas e ações destinadas a juventude.

O objetivo do colegiado representado no Forúm, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, é articular e promover políticas públicas direcionadas aos jovens brasileiros, em conformidade com a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que instituiu o Estatuto da Juventude. Compete ao Fonajuve, acompanhar a implementação das políticas públicas de juventude em todo o território nacional e disseminar experiências em âmbito estadual e nacional, além de colaborar com a formulação, implementação, monitoramento e a avaliação das políticas públicas especificas para o público de 15 a 29 anos.