Sexta, 26 de Abril de 2024

Indígenas

Mulheres indígenas do Alto Rio Negro no enfrentamento da violência doméstica e de gênero

Cartilha com orientações foi criada

Foto: Divulgação
post


21 agosto, 2020 às 20:30

Assim como em muitas outras regiões do Brasil, as denúncias de violência contra mulheres também cresceram em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, no Amazonas, durante a pandemia, quando o confinamento e o isolamento social alterou radicalmente o cotidiano de pessoas e famílias. 

O Departamento de Mulheres da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Dmirn/Foirn) resolveu reagir à esse aumento de casos e lançou, nesta semana, a cartilha “Violência Doméstica e Violência Sexual em tempos de pandemia – Redes de apoio e denúncias: Você não está sozinha!”. Baixe a cartilha aqui: https://url.gratis/CpAI1.

Com linguagem simples e formato acessível, a publicação tem por objetivo facilitar o acesso à informação e servir de apoio para mulheres vítimas dessas violências procurarem ajuda e fortalecerem redes de proteção. 

A cartilha é fruto do trabalho das lideranças mulheres da Foirn e contou com a colaboração da Faculdade de Saúde Pública da USP, Delegacia Interativa de Polícia de São Gabriel da Cachoeira, Conselho Tutelar do município e Instituto Socioambiental, entre outros parceiros.