Quinta, 25 de Abril de 2024

Quarta Gloriosa

Quarta Gloriosa: Futuro é indígena

Por Glória Pires, Atriz e Empreendedora

Foto: Pablo Levinas/Survival
post


23 dezembro, 2020 às 13:33

Salve, glorioses. Chegamos à última Quarta Gloriosa de 2020, um ano de desafios mas também aprendizados. 

Começamos com a missão de compartilhar a trajetória daqueles que dão rosto à luta indígena brasileira, e em 1 de janeiro saudamos Cacique Raoni Metukire no Dia Mundial da Paz. 

Nesses 12 meses, também saudamos as ideias para adiar o fim do mundo propostas por Ailton Krenak, a voz adolescente da Amazônia que é Beka Munduruku; navegamos pela poesia de Eliane Potiguara, pelos mistérios de Hushashu e a luta política de Joênia Wapichana e Sônia Guajajara. Além, é claro, do transformismo de Uyra Sodoma e tantas outras histórias de vida que desvendamos a cada Quarta Gloriosa. 

Como é rica a cultura ancestral brasileira e diversos os povos originários!

Chegamos agora em dezembro com gratidão por tudo o que essas pessoas nos ensinaram e ensinam; por compartilharem suas vivências muitas vezes dolorosas e nos lembrarem da sabedoria essencial que comumente estamos fadados a esquecer. 

Este ano foi uma jornada, e como é bom chegar ao final dela compartilhando conquistas. Davi Kopenawa, a voz yanomami, mais novo membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências.

Uma instituição centenária, responsável pelo avanço científico do nosso país e seu compartilhamento com o mundo, agora abre os braços para uma liderança indígena se fazer ouvir. 

Davi é um dos maiores líderes brasileiros, reconhecido e premiado internacionalmente pelo seu compromisso com os povos da floresta. Contamos sua história em abril. Relembre aqui

Ainda com todas as dores de 2020, novos ventos virão. E que o clamor das matas e dos rios seja ouvido na Academia e em toda a sociedade. 

O futuro é indígena. Viva Davi Kopenawa! 

 

Quando seus olhares acompanharem o traçado de minhas palavras, vocês
saberão que estamos ainda vivos.
(Davi Kopenawa – A Queda do Céu)