Terça, 07 de Maio de 2024

Segundo dia de Seminário sobre Marco Legal do Saneamento Básico no Tocantins discute diretrizes para Implementação no Estado

Durante os dois dias de evento 35 municípios foram representados nesta etapa

Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
post
George Hallan/Governo do Tocantins

21 fevereiro, 2024 às 23:36

Nesta quarta-feira, 21, ocorreu, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o segundo dia do Seminário sobre Marco Legal do Saneamento Básico. Com a presença representativa de 35 municípios de todo o Estado, evento foi conduzido pela Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), que proporcionou um espaço de diálogo fundamental para o avanço do Saneamento Básico no Tocantins.

Durante todo o evento temas como a Regionalização e Regulação do Saneamento Básico foram abordados, refletindo a importância de políticas públicas sólidas e coordenadas para garantir acesso universal a serviços essenciais de saneamento. Palestrantes de destaque, incluindo representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério das Cidades (MCID), da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI/CC/RR) e da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), trouxeram suas experiências e conhecimentos para elucidar questões e fornecer orientações valiosas aos gestores municipais e membros do setor privado presentes.

A Coordenadora do Marco Legal do Saneamento, Caroline Pertussati, destacou a parceria entre as esferas estadual e federal: “O Ministério das Cidades tem sido um importante aliado do Governo do Tocantins, oferecendo apoio em 2022 e 2023 na elaboração do estudo de regionalização e prestação regionalizada e, com a publicação da lei de regionalização em dezembro de 2023, surgiu a necessidade de capacitar tanto os municípios quanto o governo estadual sobre a implementação do marco legal do saneamento. Por isso, buscamos a ANA, que já estava ministrando um curso relevante, para desenvolver um módulo específico para o Tocantins. E nosso principal objetivo é continuar essa parceria e explorar outras formas de apoio aos municípios, visando alcançar a universalização do acesso nos prazos estabelecidos pela legislação", frisou a representante do Ministério das Cidades.

Para a secretária do Meio Ambiente e Saneamento Básico, do município de Rio Sono, Nilza Lino, esta capacitação é fundamental para atender melhor à população e compreender como as mudanças afetarão cada município individualmente. “Gostaria de agradecer imensamente ao Governo do Tocantins por promover essa capacitação essencial para gestores e demais profissionais envolvidos neste novo contexto que visa, não apenas o desenvolvimento durante o curso, mas também a continuidade do processo para uma compreensão mais profunda. Além disso, agradeço por trazer especialistas que enriqueceram nosso conhecimento sobre a regionalização e regulação do novo marco para os municípios menores, especialmente considerando que muitos deles enfrentam dificuldades para executar esse trabalho e buscar recursos”, destacou a representante municipal.

“Fica evidente o compromisso da gestão com a melhoria das condições de Saneamento Básico no Tocantins e este seminário serviu como um catalisador para fortalecer parcerias e promover ações concretas nesse sentido. Espera-se que as discussões e aprendizados compartilhados durante esses dois dias contribuam significativamente para o avanço do setor e avancemos em melhorias para a população”, enfatizou o superintendente das Cidades e Desenvolvimento Urbano da Secihd, Gengiskan Alencar.

 

Curso de Implementação do Marco Legal do Saneamento Básico no Tocantins

O Seminário de Sensibilização é parte do processo para a realização do Curso de Implementação do Marco do Saneamento Básico no Tocantins, programado para os dias 20, 21 e 22 do mês de março, na modalidade à distância. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

Desenvolvido pela parceria entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério das Cidades e a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, da Presidência da República (SEPPI-CC/PR), o curso será dividido em três módulos com informações básicas e orientações sobre a implementação do marco legal do setor.