Quinta, 21 de Novembro de 2024

Cidadania e Justiça integra I Seminário Intersetorial da Primeira Infância, promovido pelo Governo do Tocantins

Abertura do evento ocorreu nesta terça-feira, 12, com a presença do governador Wanderlei Barbosa

Créditos: Márcia Rosa/Governo do Tocantins
post
Por Nayla Oliveira/Governo do Tocantins 12.11.2024

13 novembro, 2024 às 14:17

Abordagens quanto à educação na promoção dos direitos das crianças de 0 a 6 anos no território do Tocantins foram as temáticas centrais do I Seminário Intersetorial da Primeira Infância. O evento teve início nesta terça-feira, 12, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, além de demais secretários envolvidos, integrantes de conselhos, órgãos que integram a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e servidores educacionais.

 

O Seminário ocorre no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, e compõe estratégias de implementação da Política Estadual da Primeira Infância, articuladas ao Programa Alfabetiza Mais Tocantins, em regime de colaboração com os 139 municípios. O objetivo do evento que vai até esta quarta-feira, 13, é elevar a qualidade da educação infantil e potencializar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos de idade.

 

Ao participar da abertura, o secretário Deusiano Amorim, pontuou que o Governo do Estado tem avançado na temática, por meio de ações pontuais que ocorrem em parcerias.

 

Esse tema, tem uma relevância muito grande para o nosso Estado e esse Seminário, com certeza, vai trazer riquezas para nossos educadores, que serão transmitidos para as nossas crianças e adolescentes também. Nossa Secretaria, que é uma das coordenadoras desse Programa junto ao Estado, tem desenvolvido várias ações para que os nossos dirigentes possam acolher e proteger todas as nossas crianças. Por meio da Superintendência de Administração dos Direitos da Criança e do Adolescente, nós conseguimos durante esse ano, qualificar todos os membros dos conselhos tutelares que são aqueles que acolhem as primeiras informações referentes à necessidade de apoio das nossas crianças, e assim eles direcionam para que eles possam também seguir na área de educação, que é o primeiro ponto de referência”, ressaltou o secretário, que desejou um bom seminário aos participantes.

Na ocasião também usaram a palavra o governador Wanderlei Barbosa, além do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que destacaram as iniciativas em prol da melhoria dos índices educacionais do Estado.

Atuação

O evento contou ainda com a presença da superintendente de Administração dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroíldes Miranda, que enfatizou a importância das parcerias das instituições. “Esse seminário mostra o compromisso do Governo do Estado com a efetivação dos direitos da primeira infância em todo o território da continência. A Superintendência, por meio da Gerência da Primeira Infância, não tem medido esforços em prestar atendimento técnico aos municípios, em formular a Política da Primeira Infância no nosso estado. Parabenizamos a Seduc por mais essa visibilidade e capacitação a todos os municípios do Tocantins, para melhor efetivação desta Política”, salientou.

Nesta terça-feira, 13, haverá uma palestra ministrada pelo gerente da Primeira Infância da Seciju, Vanilson Pereira, com a temática sobre “Os desafios do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância, na implementação da Política no Tocantins”.

Por meio da mobilização da Secretaria de Educação, os profissionais de educação dos 139 municípios do Estado estão recebendo a capacitação sobre a temática, com o intuito do aprimoramento das práticas na educação infantil. A Secretaria da Cidadania e Justiça, por meio da coordenação do Comitê Intersetorial de Policiais Públicas pela Primeira Infância (CEIPPI/TO), considera que o evento abre um novo ciclo para o desenvolvimento da Política da Primeira Infância no estado e compreende que a iniciativa será expandida para os demais atores da rede de atendimento à criança e adolescente, trazendo assim um ganho considerado para nossa sociedade”, frisou o gerente.