Segunda, 29 de Abril de 2024

Projeto Germinar realiza 1ª adubação de cobertura da safra de milho e mandioca em 2024

Normalmente esses trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, com a orientação da equipe técnica do Projeto

post


12 janeiro, 2024 às 16:34

Com o objetivo de melhor aproveitar as áreas abertas das escolas da rede municipal de ensino, o Projeto Germinar, desenvolvido por técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, produz alimentos orgânicos e ainda promove aprendizado extrassala aos alunos. No decorrer desta semana, os profissionais que atuam no projeto realizaram a primeira adubação da safra de milho e mandioca, plantada na primeira quinzena de dezembro. No total, a área plantada chega a aproximadamente 13.600m², em sete unidades educacionais.

Durante o ciclo do milho serão realizadas duas adubações de cobertura, sendo esta a primeira, que ocorre entre 25 a 30 dias após o plantio. Já a segunda adubação acontece entre 45 a 50 dias após a semeadura. A reparação da terra é feita com adubos nitrogenados (sulfato de amônia que possui aproximadamente 20% de nitrogênio e mais enxofre), elementos muito importantes no ciclo produtivo da cultura.

De acordo com o coordenador do Projeto Germinar, Bonfim dos Reis Ferreira, a previsão de colheita é o final de fevereiro ou início de março. “A incidência de chuvas no mês de dezembro foi muito irregular, o que prejudicou um pouco o ciclo da cultura. Com isso, estamos fazendo replantio para corrigir algumas falhas, além do desbaste para diminuir o adensamento das plantas ", esclarece. 

O coordenador ressalta ainda que, “normalmente esses trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, com a orientação da equipe técnica do Projeto Germinar, porém, como eles estão de férias, a equipe do Germinar está fazendo as atividades. Após o dia 20 de janeiro, voltaremos a visitar todas as unidades da rede para fazer um diagnóstico sobre cada local, com o intuito de implantar ou melhorar as atividades agrícolas existentes nas unidades”, afirma Bonfim.

As unidades educacionais que tiveram áreas abertas cultivadas pelo projeto Germinar são as Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs) Eurídice de Melo e Anysio Teixeira e Escolas Municipais (EMs) Antônio Gonçalves, Monteiro Lobato, Henrique Talone e Beatriz Rodrigues.
 

Texto: Semed
Edição: Juliana Matos / Secom