Salve, Glorioses. Já imaginou se pudéssemos plantar água? Pois através das árvores, é possível! Quando as plantamos, elas atraem veios de água que fazem ressurgir as nascentes que um dia estiveram mortas. E onde havia seca, “planta-se” água.
É esta poesia da natureza que inspira Meirinalva Pinto, uma apaixonada por plantas e organizadora do grupo Plantadores de Água. Ela começou, sozinha, a cultivar árvores em seu bairro, em Goiânia. Atraiu alguns amigos e, aos poucos, se viu à frente de um grupo que já plantou mais de 3 mil mudas em pouco mais de 1 ano.
Entre professores, servidores públicos e, agora, até engenheiros ambientais, a missão é recuperar as áreas verdes na cidade e também nascentes, todas com mudas nativas do Cerrado.
As raízes criam caminhos na terra que retém a água da chuva, fortalecendo os lençóis freáticos e recuperando todo o entorno. E enquanto crescem, as árvores transpiram atraindo as chuvas e abastecendo ainda mais as nascentes e todos os ciclos de água.
O caminho é longo, mas a missão é mais do que possível!
E todo este cenário também habita as cidades. Os rios subterrâneos percorrem quilômetros e cada praça e parque é um ponto de respiro. Por isso é tão importante preservá-los. Mas só plantar não basta, é preciso cuidar.
Os Plantadores de Água aproveitam os períodos de chuva para o cultivo, de novembro a fevereiro, e ao longo de todo o ano fazem ações de proteção das áreas plantadas, que frequentemente sofrem com o descarte irregular de lixo e incêndios.
Desde o primeiro plantio, em dezembro de 2019, o grupo atua inteiramente com doações, que partem de 10 reais no clube mensal. Mas se não tiver como contribuir, pode colocar a mão na terra através do voluntariado!
E lado a lado ao plantio, o grupo também atua com educação ambiental, organizando cursos de plantio, visitas guiadas e coleta de sementes, que estão em aguardo por conta da pandemia. São pequenos passos que, juntos, constroem a mudança.
No próximo dia 22, temos o Dia Internacional da Biodiversidade, e que a iniciativa da Meirinalva também plante em você uma semente de esperança. Que tal, como ela, plantar algumas árvores pelo seu bairro?
O milagre do renascimento da terra está na água, e vice-versa!
“O que fazemos para as florestas do mundo
é um reflexo do que fazemos a nós mesmos e uns aos outros.”
(Mahatma Gandhi)