Terça, 23 de Abril de 2024

Opinião

Quarta Gloriosa: Por que preferir cosméticos naturais?

Por Glória Pires, Atriz e Empreendedora

Foto: Reprodução
post


26 janeiro, 2022 às 19:24

Salve, Glorioses!

Hoje, na nossa Quarta Gloriosa, trago uma reflexão sobre cosmética natural, usando um ditado que gosto muito: “o hábito faz o monge”. “Hábito” traz um duplo sentido, se referindo à vestimenta, que é parte externa mas também indica a dura rotina de oração e privação, que é parte interna, de quem opta pela vida monástica. Ou seja: para ser um monge, precisa haver um trabalho dentro e fora, que se complementam. Isso sublinha a importância do que fazemos conosco diariamente, assim como os monges fazem – oram, estudam e trabalham pelo bem da comunidade e do templo. Trazendo essa ideia para a rotina de cuidados básicos de uma pessoa comum, pensamos em escovar os dentes, usar desodorante, lavar os cabelos, hidratar a pele.  É importante entendermos que a higiene é irmã da boa saúde e que, para termos boa saúde, precisamos do nosso Planeta Saudável. Por isso é cada vez mais entendermos o que estamos usando no corpo e nos cabelos, lembrando sempre da nossa responsabilidade em diminuir os dejetos químicos que jogamos no esgoto diariamente. 

A cosmética tradicional, ou podemos dizer, convencional, faz uso de insumos que devem ser evitados. É o exemplo do Petrolato, que é usado pela indústria em em condicionadores, máscaras de tratamento, leave-ins, produtos de banho, produtos para a pele, produtos para barbear, bronzeadores porque ele tem baixo custo. O problema é que os petrolatos não são solúveis em água, ou seja, é totalmente prejudicial aos organismos aquáticos e torna a água impura para consumo. Ele também possui alto poder de adsorção, ou seja, impregna nos solos, e não é biodegradável. O Parfum, por exemplo, é usado mesmo em produtos “sem perfume”. Mistura de compostos químicos que pode chegar a 5 mil ingredientes, que podem provocar alergias e asma. Alguns são nocivos a peixes e outros animais. Silicones tem os mesmo impactos negativos e são usados em cosméticos para suavizar, alisar o toque, normalmente em hidratantes para pele e cabelo. Esses são só alguns dos vários insumos usados pela indústria tradicional.

Hoje nós já sabemos que aromas delirantes, lindas embalagens e promessas milagrosas podem conter ativos nocivos à nossa saúde, se utilizados diariamente, ao longo dos anos. Os cosméticos naturais atendem às suas necessidades sem comprometer o futuro do planeta, isso representa um marco inovador, baseando-se em um tripé que engloba aspectos econômicos, ambientais e sociais. Quero aproveitar a oportunidade e convidar vocês a conhecerem marcas brasileiras de cosméticos naturais que estão na Bemglô e mudar seus hábitos de cuidados pessoais, para o bem da sua saúde e do Planeta.

Conhecimento gera autonomia e as nossas pequenas escolhas diárias causam grande impacto. Veja mais detalhes sobre os riscos biológicos associados aos cosméticos.

Confira o vídeo desse assunto no IGTV.

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa!