Sexta, 03 de Maio de 2024

Atletas do Vó Vôlei representarão Palmas no 1º Sul-Americano de Vôlei Melhor Idade

A competição será realizada na cidade de Salto, interior de São Paulo

Foto: Juliana Carneiro/Secom Palma
post
Texto: Eliene Campelo - Sedes Palmas

09 outubro, 2023 às 23:58

De 12 a 15 de outubro, 14 atletas do projeto Vó Vôlei, do Parque da Pessoa Idosa de Palmas, irão participar do 1º Campeonato Sul-americano de Vôlei da Melhor Idade na categoria +68 Feminina. A competição será realizada na cidade de Salto, interior de São Paulo e a previsão é que a competição reúna aproximadamente 2 mil pessoas, na faixa etária de 45 a 70 anos, de vários estados brasileiros, além das delegações internacionais da Argentina, Chile e Uruguai.

Nesta terça-feira, a partir das 8 horas, acontece o último treino da equipe no parque antes do embarque para a cidade paulista. Neste encontro está prevista a participação de todos os idosos que atualmente integram o projeto esportivo.

“A Superliga vai reunir praticantes da modalidade Voleibol Adaptado da Melhor Idade de todo o Brasil e dos três países convidados e é muito gratificante ter um time representando Palmas e o Tocantins nesta competição”, explica o educador físico do Parque Municipal da Pessoa Idosa de Palmas, Allan Dutra.

“O Vó Vôlei é formado atualmente por 60 idosos que já são atendidos no Parque. Nesta competição, nossa delegação contará, além das 14 atletas, com outros nove idosos e dois responsáveis técnicos que também irão compor a comitiva” contou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Adriana Aguiar.

O projeto é uma das ações de inclusão social e valorização esportiva realizadas no local pela Sedes, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). A equipe palmense embarca para o Sul-Americano Superliga Melhor Idade às 5 horas da próxima quarta-feira, 11.

 

Vôlei adaptado

No voleibol adaptado, entre várias regras diferentes, as principais são as de que cada equipe deverá dar no mínimo dois toques e no máximo três toques na bola. Após o segundo toque da mesma equipe, a bola poderá ser passada para o outro lado da quadra, sendo tocada, arremessada, empurrada ou jogada com uma, ou ambas as mãos, sem o atleta praticar o salto, proibido nesta adaptação, para evitar as enterradas.

Quando dois jogadores seguram ou tocam juntos a bola, será considerado um toque de cada um. Outro fato é que, para saque, ataque ou passe, será permitido o pipocar da bola nas mãos, desde que ela não escape.