O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHRLC), com apoio do Governo do Tocantins, realizou nesta semana junto aos parceiros dos municípios, palestras de sensibilização sobre a importância de preservar os recursos hídricos e o meio ambiente, além de abordar as questões climáticas. A palestra levada ao passeio ciclístico ecológico, também visitou escolas de Riachinho e incentiva a mobilização de campanha de arrecadação para o Rio Grande do Sul.
O presidente do Comitê, Mário Roberto Rocha, relatou nesta quinta-feira, 09, que as atividades de sensibilização começaram no domingo, durante o 16º Passeio Ciclístico e Ecológico entre Ananás e Riachinho. Mais de 500 ciclistas enfrentaram um percurso de cerca de 12 km no asfalto sentido Riachinho, com apoio da Polícia Militar, que garantiu a segurança no trajeto. No município, os participantes acompanharam a palestra de sensibilização e, após o almoço, retornaram para casa, por trilhas na via rural, passando por balneários e apreciando a natureza.
Durante a semana, o CBHRLC junto com instituições parceiras do município de Riachinho, deram continuidade às palestras de sensibilização direcionadas às escolas. Na terça-feira, 07, em visita à Escola Municipal Teodoro de Sá, o presidente do Comitê Mário Roberto ministrou a sensibilização, acrescentando a questão do fogo e dos prejuízos causados pelos incêndios florestais ao meio ambiente, ao patrimônio e à saúde da população.
No evento esportivo, Mário Roberto disse que foi convidado a ministrar a palestra, para incentivar a reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos e a relação do meio ambiente com as condições climáticas. Temas que, segundo o presidente do CBHRLC, passaram a despertar a atenção de mais pessoas, após a situação no Rio Grande do Sul.
“A palestra foi uma oportunidade de chamar as pessoas para o compromisso com o nosso futuro. Então, compartilhei informações sobre preservação dos rios, pois a intervenção humana, mais cedo ou mais tarde, tem seus reflexos. Abordei a questão do lixo, dos bueiros, das enxurradas e dos transbordos de rios. Falei também da importância de preservar a vegetação, as matas ciliares e as nascentes. E encerrei comentando a relação do meio ambiente com as condições climáticas de modo geral e o que podemos fazer hoje para evitar situações críticas”, concluiu Mário Roberto.