Neste 20 de novembro, dia em que se comemora a consciência negra e a contribuição da cultura negra para a sociedade, o deputado estadual Vilmar (Solidariedade), destaca a importância de ações do poder público voltadas para o segmento. “Mais da metade da população do nosso país é negra e necessita, portanto, de ações de valorização de sua cultura”, enfatiza o parlamentar, destacando o Projeto de lei 354/2023, de sua autoria, que reconhece como de utilidade a Associação Cultural Chapada dos Negros, de Arraias.
Além de centenária e com grande concentração da população de raça negra, Arraias possui dois quilombos reconhecidos, Kalunga de Mimoso e Lagoa da Pedra.
E é justamente das raízes quilombolas locais que nasceu a Associação Cultural Chapada dos Negros, que realizada há quase 40 anos um trabalho cultural na cidade, com foco na formação cultural e cidadã de seus membros, através da capoeira. Um projeto que atende crianças, adultos e idosos.
O trabalho da associação é ligado à afirmação da identidade negra no Tocantins e já recebeu vários prêmios que colocam Arraias no cenário cultural estadual e brasileiro.
Uma ação importante da associação é a realização anual do maior encontro de capoeira da região Sudeste do Tocantins, que neste ano de 2023 chega à sua XXVIII edição.
Utilidade Pública
A utilidade pública da associação já havia sido reconhecida no município e na câmara municipal.
Vilmar destaca que este reconhecimento é importante a nível de estado para que a instituição consiga firmar convênios e parcerias com entes estaduais.