O filme "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, será a atração principal da sessão especial do Cine Cultura de Palmas nesta quarta-feira, 10 de julho, às 19h. A obra será exibida para alunos do curso de Formação de Professores em Magistério Indígena, contando com a participação de integrantes dos povos Karajá, Javaé, Xambioá, Apinajé, Krahô, Xerente e Krahô Kanela.
Lançado este ano, o filme teve gravações em cerca de nove meses na aldeia Krahô Pedra Branca, em Itacajá (TO), e contou com a participação de atores indígenas. Desde então, a obra participou de mais 50 festivais internacionais e conquistou 11 prêmios, como o Prêmio Especial do Júri da mostra ‘Um Certain Regard’, no Festival de Cannes.
De acordo com o gerente da Educação Indígena da Seduc, Waxiy Maluá Karajá, a exibição de "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos" é uma oportunidade de utilizar uma metodologia diferente na formação pedagógica dos novos professores e ampliar os horizontes sobre a temática indígena.
Sinopse
Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Itacajá (TO). Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo.
Classificação Indicativa: Livre