Visando promover o esporte, integração e visibilidade das comunidades quilombolas do estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), realizou a primeira edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol no último sábado, 16, na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas. Reunindo mais de 200 pessoas, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria dos Esportes e Juventude (SEJU) e Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas (COEQTO).
As disputas tiveram a participação de equipes femininas e masculinas das comunidades de Cocalinho (Santa Fé do Araguaia), São Joaquim (Santa Fé do Araguaia), Lajeado, Córrego Fundo (Brejinho de Nazaré), Boa Esperança (Mateiros), Mumbuca (Mateiros) e Dona Juscelina (Muricilândia). Os campeões da etapa estadual representarão o Tocantins na 1ª Copa Nacional Quilombola, prevista para ocorrer em dezembro, no Rio de Janeiro.
“A realização da 1ª Copa Quilombola marca o início de uma nova era de integração para as comunidades quilombolas. A Sepot e demais parcerias estão comprometidas em dar mais visibilidade para os talentos que serão destacados por meio de políticas públicas que fomentem iniciativas esportivas no Tocantins”, declarou o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Waikarnãse Xerente.
“A Copa Quilombola será decisiva para o movimento quilombola, pois demonstra a importância do esporte para nossa comunidade. Em especial, celebramos a participação das mulheres nesta competição, que mostra a força e a determinação das atletas. É necessário que a Sepot e COEQTO valorizem e incentivem iniciativas como esta. Acreditamos que seja apenas a primeira de muitas edições, e que o esporte continuará sendo um importante instrumento de fortalecimento da nossa cultura e identidade”, disse Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora-executiva da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO).
“Essa competição é de grande relevância para os quilombolas do estado e é um passo importante para a participação na Copa Nacional. A disputa proporcionará aos nossos atletas a oportunidade de mostrar seus talentos e, quem sabe, serem descobertos por olheiros”, destacou Jackson Cursino, coordenador-executivo da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO).
RESULTADOS
Na manhã, as disputas da semifinal foram abertas pelos times masculinos Córrego Fundo e Lajeado, que agitaram a torcida. Córrego Fundo levou a melhor por 2 a 1. Na sequência, Vila Verde, representando a Comunidade Cocalinho, dominou o campo e venceu o Boa Esperança por 2 a 0, garantindo sua vaga na final.
Já na final, que teve a abertura às 14h, as equipes femininas marcaram um feito histórico para o futebol no estado. Sob um sol intenso, os times Mumbucana e Dona Juscelina protagonizaram uma partida disputadíssima. As atletas demonstraram técnica e garra, proporcionando um espetáculo para o público presente. Ao final da partida, Dona Juscelina sagrou-se campeã, vencendo por 4 a 1 e garantindo lugar na Copa Nacional Quilombola de Futebol, que será sediada no Rio de Janeiro.
Daniela Pereira, jogadora que representou a Comunidade Dona Juscelina, expressou a alegria e satisfação de poder participar da primeira edição da Copa Quilombola. Após um processo seletivo rigoroso, ela destaca que formaram um time forte para competir nos jogos.
“A partida de hoje foi bastante disputada, demonstrando a força e o talento das atletas quilombolas. É fundamental que as mulheres tenham espaço no esporte, especialmente no futebol. Essa competição é uma oportunidade para mostrarmos nossa capacidade e para inspirar outras mulheres quilombolas a seguirem seus sonhos. A participação na Copa Nacional, no Rio de Janeiro, será um marco para nossas comunidades. Para muitas de nós, será a primeira viagem para fora do estado, e estamos muito ansiosas para representar o Tocantins e nossas famílias”, declarou.
Em um duelo eletrizante, Vila Verde e Lajeado foram os times de encerramento da Copa Quilombola. Após dominar o primeiro tempo, Vila Verde viu Lajeado reagir e empatar o jogo nos minutos finais do segundo tempo. A decisão foi para os pênaltis, no qual Lajeado levou a melhor por 4 a 3, garantindo a classificação para disputar a Copa Nacional Quilombola de Futebol.
“Tenho a honra de representar as comunidades de Lajeado e São Joaquim. Hoje, demonstramos a força e a união do nosso time, mesmo enfrentando desafios como a ausência de jogadores importantes. A equipe mostrou garra e determinação, e todos os atletas merecem nossos parabéns. É com grande satisfação que representamos o estado do Tocantins nesta competição, e agora no Rio de Janeiro”, comemorou o jogador, Miguel Caldeira.
No encerramento dos jogos, houve a entrega dos troféus para os quatro times participantes da final. As autoridades estaduais e organizadores destacaram que o sucesso da primeira edição abre caminho para que a Copa Quilombola se torne um evento anual no calendário esportivo e cultural do Tocantins.
“Estamos aqui hoje para celebrar a incrível jornada dos atletas de Muricilândia e Lajeado, que brilharam na Copa Quilombola do Tocantins. Eles conquistaram o direito de representar nosso estado no Rio de Janeiro, levando o nome do nosso estado para o Brasil. Agradecemos imensamente ao governador Wanderlei Barbosa, ao secretário Atos Gomes, da Secretaria de Estado do Esporte, ao Corpo de Bombeiros Militar por sua presença e à COEQTO, bem como a todos os coordenadores envolvidos, pelo apoio fundamental a esta iniciativa”, concluiu a secretária-executiva da Sepot, Cris Freitas.