Quinta, 02 de Maio de 2024

Jalapão

Jalapão recebe a 9° Edição da Festa da Rapadura

Evento, que tem o apoio do Sebrae e Energisa, ocorrerá no quilombo do Prata, nos dias 14 e 15 de julho

Foto: Reprodução
post


06 julho, 2023 às 19:31

A comunidade quilombola do Prata recebe nos dias 14 e 15 de julho, a 9° Edição da Festa da Rapadura. O evento, organizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais em São Félix do Tocantins, conta com o apoio do Sebrae e da Energisa por meio do projeto Energia Para Crescer. A festividade busca promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, além de estimular o empreendedorismo local.  

A proposta do evento é promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, além de estimular o empreendedorismo local. Nos dos dias de festa, a comunidade e turistas do Jalapão poderão saborear comidas típicas da região e visitar as barracas que representam a identidade cultural do Tocantins. 

A gerente do Sebrae, Milena Lima, destacou a importância do projeto Energia Para Crescer na vida dos quilombolas, como uma ação de fomento ao turismo. “Além disso, nossa ideia é mostrar o que há de melhor no Jalapão, que são as pessoas”.

Para a realização da festa, o Sebrae e Energisa contribuíram com a estrutura do evento, além de capacitar os empreendedores do ramo alimentício e de hospedagem. “O objetivo do projeto é transformar a vida das comunidades, proporcionando conhecimento e trazendo novas possibilidades para geração de renda”, comenta Leandro Fernandes, Gerente de Gestão e Projetos da Energisa Tocantins.

Energia Para Crescer

Iniciado em 2021 e com previsão de término neste ano, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto à Energisa Tocantins. A iniciativa propõe apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas através do estímulo ao empreendedorismo. Isso ocorre por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.

O Projeto é executado em três comunidades quilombolas do Jalapão, Povoado do  Prata (São Félix-TO), Mumbuca (Mateiros-TO) e Rio Novo (Mateiros-TO).