No próximo domingo, 5, iniciam-se as inscrições para participação na Oficina de Criatividade Sonora (OCRIS), projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), por meio do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult). Classificada na categoria Linguagens Artísticas - Música, a iniciativa recebeu o recurso de R$30.000,00 para fomentar a troca de experiências entre os artistas a partir de vivências nos municípios de Palmas, Porto Nacional e Miracema, e de pesquisas conduzidas pelo diretor artístico Heitor Martins Oliveira. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio e os interessados podem se candidatar neste link.
A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer um intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. Por meio de uma série de ações conectadas, a ação irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos, e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações.
O projeto é um desdobramento e continuação das ações de extensão universitária desenvolvidas em Palmas, desde 2018, sob coordenação de Heitor. Nos últimos anos, a Oficina de Criatividade Sonora consolidou-se como espaço de participação cultural em práticas e diálogos em criação sonora e musical colaborativa. A partir desse esforço coletivo, os participantes fizeram apresentações artísticas, podcast de experimentos sonoros, mini-recitais didáticos, trilhas sonoras de peças de teatro e curta-metragem. Com o fomento da LGP, foi possível expandir o alcance das ações, de forma a impactar três municípios no Tocantins.
Para a proponente selecionada, Stella Antunes, as expectativas com o projeto são positivas, “uma vez que a Oficina de Criatividade Sonora oportuniza vivências para a co-criação autoral, promovendo um intercâmbio entre músicos locais, ambientando novos espaços de troca de saberes artísticos”, disse.
De acordo com Stella, as partituras das composições também serão disponibilizadas em braile, de forma a promover a acessibilidade. Interessados no projeto podem ter mais informações e atualizações por meio dos canais oficiais nas redes sociais: @ocris.uft e @produza_mktcultural. Para se inscrever, acesse o link: http://bit.ly/ocris20241pg .
Sobre a proponente:
Representante legal da Produza Marketing Cultural, produtora cultural, administradora, fotógrafa e especialista em Economia Criativa, Stella Antunes atua em diversas linguagens artísticas desde 2010. Realizou o primeiro Festival Internacional Corpo Expandido (FICE) em 2017 e coordenou a produção do Festival CHICO de Cinema e Vídeo do Tocantins em 2018. Stella também produziu em vários graus na gestão de curtas, longas e documentários como: “O Boneco de Barro e o Rei” (2018), “Circo Social: Os Kacos” (2017), “João e Maria, uma aventura no Cerrado (2017), “Palmas eu Gosto de Tu” (2016), entre outros.
Cronograma:
Inscrições:
Entre 5 a 10 de maio para instrumentistas
De 15 a 30 de maio:
Imersão de estudos e pesquisas conduzidas pelo diretor artístico Heitor Oliveira, com músicos instrumentistas selecionados
Junho e agosto:
Vivências com grupos musicais convidados em Palmas, Porto Nacional e Miracema
Setembro e outubro:
Divulgação de episódios de podcast com registros das vivências; lançamento de fonograma de criação colaborativa realizada com os músicos do projeto
Novembro:
Entrega de relatório e resultados do projeto à Secretaria da Cultura (Secult)
Ficha Técnica:
Proponente: Produza Marketing Cultural
Produtora Executiva: Stella Antunes Fernandes
Direção Artística: Heitor Martins Oliveira
Assessoria de Imprensa: Luana Fernanda