Segunda, 29 de Abril de 2024

Naturatins participa de curso para fortalecer manejo florestal sustentável

Neste módulo, o tema é a identificação de madeira e o curso visa fortalecer órgãos ambientais da Amazônia

Fotos: Divulgação Naturatins
post
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

06 dezembro, 2023 às 14:15

Nesta semana, servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estão em Santarém, no Pará, onde participam de curso promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Euroclima+, Expertise França e Cooperativa Mista da Flora Tapajós (Coomflona).                                                      
Neste módulo, o tema é a identificação de madeira e o curso visa fortalecer órgãos ambientais da Amazônia no manejo florestal sustentável, além de capacitar alunos na aplicação de técnicas de sensoriamento remoto no monitoramento do manejo. A capacitação prossegue até esta sexta-feira, 8. Integra o conteúdo deste módulo as seguintes abordagens com aulas práticas em laboratório: estudo macroscópico, estruturas anatômicas e procedimentos para identificação.  

Na quinta-feira, 7, os participantes se deslocarão de Santarém para a área de manejo da Coomflona na Floresta Nacional do Tapajós, para aulas práticas em campo, executando procedimentos de identificação das espécies estocadas no pátio da cooperativa e, posteriormente, na área de manejo na floresta. "Participar de capacitação é sempre acrescentar algo novo aos nossos conhecimentos, e essa capacitação de identificação de madeira, não é diferente. É um tema muito relevante para nossa atuação profissional, considerando  a diversidade de espécies existentes no Tocantins, não só espécies típicas de cerrado, como também, a ocorrência de espécies típicas de florestas", 
 observou o inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Francisco Mota.
 
Além dos servidores do Naturatins, funcionários de instituições ambientais envolvidas no processo de autorização de manejo florestal sustentável em instâncias estaduais e federais da região Norte também participam da capacitação.